A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

As cinco startups mais originais que encontrámos na Web Summit

Escrito por
Luís Leal Miranda
Publicidade

Entre robôs falantes, bancas de cripto-numismática e autocarros que servem tostas-kebab, estão algumas das mais estranhas ideias de negócio que já vimos. Venham connosco numa breve viagem pelo empreendedorismo sem filtro.

Fuck.it, uma startup que, como o nome não indica, quer voltar a congelar o Polo Norte. Não duvidamos das boas intenções destes empreendedores, só não conseguimos perceber como é que eles planeiam atingir este ambicioso objectivo. Sabemos apenas que vão fazer um ICO, um crowdfunding via criptomoedas, e que esse dinheiro vai ser gasto em “ciência”. A banca da Fuck.it esteve sempre vazia.


Click to Pray, fala-se muito da “seita do empreendedorismo” e da fé na tecnologia. Mas muito pouco da tecnologia da fé. No entanto, entre as empresas emergentes da Web Summit estava a Click to Pray, a aplicação oficial da Rede Mundial de Oração que tem a benção do Papa (tem mesmo!). Esta app portuguesa tem mais de 650 mil seguidores e propõe uma oração nova todos os dias. Material com a curadoria de Sua Santidade, o Papa Francisco.


Peefence, a marca que quer reinventar os urinóis. Achavam mesmo que fazer xixi em pé era uma coisa impossível de disruptar (para usar a terminologia summiteira)? Pois bem, um grupo de amigos dinamarqueses inventou um urinol portátil, reutilizável, que se pendura nas grades de qualquer envento público e recolhe a urina para um tanque central – no festival de Roskilde de 2016 recolheram 40.000 litros. O projecto já ganhou vários prémios de design mas não parece o tipo de coisa para impressionar Marcel Duchamp.

Cubenizer, uma impressora de guloseimas. Os garotos já só tiram os olhos do tablet para comer doces, por isso agora há uma app que é, resumidamente, um jogo viciante sobre fazer doces. E esses doces podem ser impressos em casa numa máquina, completando assim o círculo entre o digital e o açúcar. Satisfeitas as necessidades básicas das crianças (alimentação e entretenimento) os pais ficam com mais tempo para mandar mails ao director de turma ou esclarecer junto do treinador por que é que o seu filho nunca mais foi titular. Ganhamos todos.

Budsy, um serviço de entrega de erva. Não estamos a falar da alimentação da gado caprino, ovino e bovino, mas de marijuana e seus derivados. A Budsy é uma startup que quer tornar super-conveniente a compra e o consumo desta droga. Quem precisar de adquirir este produto só tem de encomendar pela aplicação ou carregar num botão – existem uns botões semelhantes aos Amazon Dash para encomendas super-rápidas – e o produto chega a casa em 30 ou 40 minutos. Escusado será dizer que o Budsy só pode ser usado em estados em que o consumo desta droga seja legal.

Especial Web Summit:

+ "Só falta aqui o casamento e o bebé Web Summit"

+ Entrevista a Paddy Cosgrave: "Quando visitei Lisboa, soube que tínhamos casa."

Últimas notícias

    Publicidade