A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

"Boa viagem, senhor Presidente!" Conheça a história da primeira visita de Estado

Por Maria Ramos Silva
Publicidade

Foi há cem anos que um Presidente da República portuguesa viajou pela primeira vez até ao estrangeiro. O périplo de Bernardino Machado é contado em imagens e 550 peças e documentos pelo Museu da Presidência, que expõe estes registos no Palácio da Cidadela de Cascais. Para ver a partir de 8 de Novembro e até 4 de Março. 

Em Outubro de 1917, Bernardino Machado, eleito dois anos antes, parte da Estação do Rossio, para uma viagem que duraria dezoito dias. As famosas bengala e cartola seguem na bagagem, naquela que passa à história como a primeira visita de Estado fora de portas, um momento  marcante para o reconhecimento internacional da então jovem república portuguesa. Pode rever esta deslocação na mostra que o Museu da Presidência inaugura a 8 de Novembro, "Boa Viagem, senhor Presidente! - De Lisboa Até à Guerra, 100 anos de visitas de Estado".

Em fundo, a I Guerra Mundial e os militares do Corpo Expedicionário Português mobilizados no grande conflito, que contarão com a visita do presidente. Há mais encontros eternizados pela fotografia. Bernardinho Machado é recebido pelo Rei Afonso XIII de Espanha, pelo presidente Raymond Poincaré de França, pelo rei Jorge V de Inglaterra, e por Alberto I da Bélgica.

Convém lembrar que nesse mesmo ano as atribulações na vida do responsável escondiam-se à espreita, com a destituição do cargo de presidente patrocinada pela Junta Revolucionária de Sidónio Pais, e com o inevitável exílio. No ano seguinte, a sua filha Maria morreria de pneumónica.

Há mais, muito mais a descobrir sobre este momento do trajecto da República e sobre esta figura. Pode começar por uma visita ao Museu Bernardino Machado, que cedeu objectos e documentos apresentados nesta exposição. Entretanto, se vasculhar o Youtube também pode acompanhar algumas imagens em movimento desta viagem. Ora veja.

 Cidadela de Cascais. Até 4 Março 2018. Terça a domingo, 10.00-18.00. Preço geral das exposições temporárias 2,50€

+ Museus que tem mesmo de visitar em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade