A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Claire de Santa Coloma vence Prémio Novos Artistas Fundação EDP

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

A argentina Claire de Santa Coloma é a vencedora da 12.ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, no valor de 20 mil euros, anunciou esta terça-feira o MAAT.

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP tem como principal objectivo revelar e apoiar talentos nas artes visuais e plásticas, para que, no fim, o vencedor se dedique ao aprofundamentos dos estudos ou à criação de um projecto artístico diferente.   

A concurso estavam outros cinco finalistas: Ana Guedes (que recebeu uma menção honrosa), Bernardo Correia, Ana Cardoso, Igor Jesus e João Gabriel. Contudo a reinterpretação da escultura ancestral e a sua relação com a vida contemporânea que Claire fez na sua obra levou a melhor.

Pedro Pina

A artista faz da madeira a sua matéria-prima principal, tirada de grandes cepos que apanha em florestas, e junta-lhe mobília industrializada. Claire de Santa Coloma trabalha de forma orgânica a partir das formas que a madeira lhe dá, como se já tudo tivesse existido e formado antes de ser esculpido dos troncos.

“Claire de Santa Coloma revela uma invulgar independência. O seu trabalho, rico em choques e sobreposições entre o que é óbvio e o que é subtil, entre o evocativo, o icónico e o funcional, entre o banal e o descritivo, ou entre o artesanal e o simbólico, suscita perplexidade e linhas de inquirição plenamente contemporâneas, e nada deixa fechado em relação ao seu próprio futuro”, pode ler-se no comunicado de imprensa.

O trabalho destes artistas vai estar patente no MAAT até Outubro.

Avenida Brasília, Central Tejo (Belém). Qua-Seg 12.00-20.00. Até 9 de Outubro. 5€

+ Mantenha o trabalho dos seis artistas debaixo de olho

Últimas notícias

    Publicidade