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DOME: a nova loja online onde a ética e o design andam de mãos dadas

Escrito por
Francisca Dias Real
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Há um quarteto fantástico na cidade (que já não é novo) responsável pela DOME - Design Objects Meet Ethics, a primeira loja online de produtos éticos com um olho no design de impacto social. Rita Melo, Diana Lourenço, Rita Cortes e Nuno Mesquita (da esquerda para a direita na foto) formam a grupeta da Blindesign, uma consultora de inovação social que desenvolve soluções éticas e sustentáveis que pretende ter um impacto real na sociedade, como é o caso do Mezze, o restaurante para integração de refugiados do Médio Oriente no Mercado de Arroios.

“Hoje o design não está a seguir o caminho que devia, e essa desacreditação levou-nos a pensar a DOME”, conta-nos Rita Cortes, designer de produto. “Quem está ligado à área social não consegue evitar fazer esta relação de design bem aplicado, porque este, sim, tem um impacto brutal, tanto em quem produz como em quem compra.”

Ethnotek, Mifuko, WomenCraft, Pebble, Soko, Teresa Gameiro, Orikomi, Studio, Vayehi, Ignite Design e Baba Tree são as dez marcas com que a DOME arranca, mas a ideia é crescer, sempre de forma sustentada. Há acessórios, decoração e brinquedos, e ao navegar pelo site percebe-se que cada produto tem vários selos associados. É através desse sistema que a DOME garante que as marcas cumprem determinados critérios pelos quais a plataforma se rege, ora se o produto é vegan, feito à mão, ou se responde a normas de comércio justo. Pode mesmo optar por filtrar os produtos através dos selos enquanto estiver a encher o cesto.

Ethnotek
Mifuko
Peeble

A loja online assenta, no entanto, em três grandes pilares: o cultural, o ambiental e o social. “São conceitos que se interligam, apesar de cada marca ter um tipo de acção diferente”, explica Rita. “Queremos desmistificar conceitos, dizer às pessoas que há alternativas ao consumo não sustentável e desenfreado que hoje se pratica. Não é justo comprarmos uma t-shirt de 5€, porque para a comprarmos a esse preço houve certamente trabalho escravo pelo meio e é preciso chamar a atenção para essa questão.”

Por isso é que para a Blindesign, o acto de comprar passa por mais do que adquirir simplesmente um produto. Com a DOME, a pessoa, além do produto, ganha conhecimento através da história de cada marca, que explica todo o processo de fabrico até chegar às mãos do consumidor.

“Queremos inspirar as pessoas e sensibilizar, mais do que educar, para que percebam o que é o comércio justo, o que é usar materiais naturais, ou mesmo o impacto que tem, por exemplo, numa pequena aldeia reactivar-se o tear – porque cria empregos. A capacitação de quem produz é fulcral, sobretudo se falarmos de países em desenvolvimento”, conclui Rita.

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