A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

“Escher": a exposição dos mundos impossíveis no Museu de Arte Popular

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Uma ode à ilusão óptica chega esta sexta-feira ao Museu de Arte Popular. A exposição “Escher” traz mais mais de 200 obras do artista holandês com o mesmo nome, M.C. Escher (1898- 1972). A mostra chega pelas mãos da produtora Arthemisia. Além das duas centenas de obras, acrescem equipamentos didácticos de forma a tornar a exposição numa experiência mais completa.

Escher

“A noção de exposição alterou-se e a verdade é que a expectativa das pessoas hoje vai muito além do simples quadro exposto na parede”, explica Ana Cristina Baptista, representante da Arthemisia. “Há todo um universo sensorial e de experiências que pode e deve ser explorado através da Arte e “Escher” vai ao encontro disso mesmo.”

Ao longo da exposição os visitantes vão ter oportunidade de estimular a atenção, a imaginação e a intuição, através da arte matemática e dos mundos impossíveis criados pelo holandês. “Mais do que levar para casa uma noção da vida e da obra deste fabuloso artista pretendemos que as pessoas vivenciem a realidade que nos rodeia como Escher a redesenhou: de forma surpreendente”, diz Ana Cristina.

A sua obra representa normalmente metamorfoses – padrões geométricos que se transformam em formas completamente diferentes. “O papel do imaginário e da realidade mais ou menos abstracta foi sempre bastante preponderante nas diversas formas de arte. Enquanto esta busca pelo inconvencional nos continuar a levar ao questionamento, a abordagem mantém-se válida - diria até desejável.”

Museu de Arte Popular. Av. de Brasília. A partir de sex até 27 de Maio. Seg-Dom10.00-20.00. 11€.

Mais arte em Lisboa:

+ "Neighbourhood – Where Álvaro Meets Aldo": a cidade sonhada por Siza Vieira no CCB

+ Exposição "Attero" de Bordalo II vai ser prolongada

Últimas notícias

    Publicidade