A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Guia Teatral: a nova app do teatro português

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

Amantes dos palcos, esta é para vocês. O Guia Teatral é uma base de dados do teatro feito em Portugal, com o objectivo de informar e de deixar os utilizadores mais próximos das peças e das companhias. O seu lançamento coincidiu com o arranque do 34º Festival de Almada

A versão Android já está disponível no Google Play. A versão iOS estará disponível em breve. No fundo, podemos tomar o Guia Teatral como uma espécie de Zomato do teatro. No fundo, é saber quem são as pessoas por detrás das companhias e dos espectáculos que quer ver. Falámos com Carlos Gomes, um dos impulsionadores do projecto. Que se levante o pano.

Quando e como surge esta ideia?

A ideia surgiu há cerca de dois anos a partir de um outro projecto, o Virtual Fest, que é uma app que agrega a programação de vários festivais de música. Numa conversa com o João Pinho sobre a divulgação dos festivais, ele lançou o desafio e a ideia de criar uma app sobre teatro que permitisse aos espectadores seguirem tudo o que se passa sobre a actividade teatral em Portugal.

O teatro português carecia de algo deste género?

Claro. A divulgação do teatro em Portugal é, juntamente com outras actividades cénicas, relegada muitas vezes para segundo plano pelos media, com honrosas excepções, como é o caso do Festival de Almada. Existem muitas formas de o espectador saber quais são os filmes em exibição, por exemplo, mas sobre teatro torna-se mais complexo. O público do teatro é assíduo e gosta de estar muito perto de quem o faz. Um dos objetivos do Guia Teatral é aumentar essa interactividade e colocar as companhias mais próximas do espectador.

Quem são as pessoas que o criaram?

Eu tenho-me dedicado mais recentemente a diversos projectos de comunicação digital, com foco especial nos eventos através de plataformas móveis. Sou também jornalista, formador, realizador e produtor de televisão. Ao meu lado tenho duas pessoas fortemente envolvidas na produção, estudo e divulgação teatral: a Catarina Neves, jornalista e realizadora, onde se destacam os filmes e documentários sobre a produções de várias companhias; e a Paula Magalhães, investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professora de artes performativas.

É, no fundo, uma base de dados/agenda de tudo o que é teatro em Portugal.

O Guia Teatral tem a agenda da actividade teatral e está aberta a todas as companhias e grupos. O objetivo é incluir tudo o que se passa de teatro em Portugal, desde o grupo amador que se junta na escola para apresentar o seu primeiro trabalho até às grandes produções dos teatros nacionais, passando obviamente pelos vários festivais que ocorrem em Portugal e que tanto dinamizam e diversificam o teatro. Brevemente, o Guia Teatral irá conter mais informação sobre as companhias – quem é quem no teatro, incluindo actores, encenadores, dramaturgos e o seu historial – notícias, críticas e jogos que desafiam os conhecimentos sobre teatro. Irá ser uma comunidade onde os utilizadores podem partilhar preferências, comentários e quais as peças a que assistem.

+ As peças de teatro em Lisboa a não perder em Julho

+ Festival de Almada 2017: uma peça por dia a não perder

 

Últimas notícias

    Publicidade