A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Junho há festa em Oeiras - e é grátis

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

De 1 a 18 de Junho, mesmo que tente, provavelmente não vai conseguir escapar. As Festas de Oeiras inundam a cidade de cultura e todas as entradas são gratuitas 

Difícil vai ser escolher. Concertos, corridas, maratonas fotográficas, showcases, workshops. Em Junho, vale tudo em Oeiras. As festas da cidade, que duram de 1 a 18, dividem-se por rotas. No total são seis: a Rota das Artes, a do Movimento, a dos Arraiais, a dos Miúdos, a dos Jovens e a da Música. 

Comecemos pela última, peça central da programação, que passa pelo Largo 5 de Outubro, onde Pedro Moutinho, dia 2 de Junho às 22.00, dá o primeiro concerto. A Rota da Música continua com Matias Damásio, Olavo Bilac, GNR, a Banda Sinfónica da PSP com Raquel Tavares e Virgul, entre outros, que vão estar no Jardim Municipal de Oeiras, sempre às 22.00. Ainda integrado nesta rota, está um espectáculo piromusical a acontecer dia 17, às 00.00, na Marina de Oeiras. 

A Rota do Movimento prevê corridas na Marginal, de dia e de noite, cujas inscrições devem ser feitas em ddesporto@cm-oeiras.pt. Já a Rota das Artes dá a todos os equipamentos culturais entrada gratuita durante o período festivo. A isto junta-se a Maratona Fotográfica Fnac Oeiras e o Dia Mundial de Tricotar em Público. 

Pais que nos lêem: a programação da Rota dos Miúdos é igualmente farta. Além das comemorações do Dia Mundial da Criança, o Jardim Municipal terá carrosséis e atracções infantis. Outro dos grandes destaques é o MÓ – Festival de Marionetas de Oeiras, que traz à cidade companhias de todo o país e ainda de Espanha e Inglaterra. 

A grande novidade de 2017 é a Rota Jovem, com uma aposta forte na população a caminho (ou já chegada) à maioridade. Dia 3 de Junho, os produtores Branko e KKing Kong actuam numa Sunset Party na Praia Santo Amaro de Oeiras. Os Nirvana Studios, em Barcarena, recebem as Oeiras Band Sessions 2017, para bandas emergentes. Há ainda um showcase de B Fachada (na imagem), no Centro Cívico de Carnaxide às 18.00 de dia 4 de Junho e outro no Passeio Marítimo, em Caxias, desta vez com as irmãs Falcão, mais conhecidas como Golden Slumbers. É dia 11 de Junho, também pelas 18.00. 

Ganhe fôlego, ainda falta falar da Rota dos Arraiais, mesmo que não haja muito a dizer. Um arraial fala por si só: bebidas, sardinhas, música popular. Há também Feira Rural e Mercado à Moda Antiga no Largo 5 de Outubro, entre 9 e 11 de Junho. 

Escolha a sua rota e faça-se à estrada.

+ Já há datas para os primeiros arraiais em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade