A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Já há datas para os primeiros arraiais de Lisboa

Escrito por
Luís Leal Miranda
Publicidade

Os fogareiros estão a ser lavados, as arcas frigoríficas preparam-se para a chegadas das minis e as sardinhas encaminham-se inocentemente para as redes dos barcos de pesca. Nos próximas semanas Lisboa transforma-se num sardinhódromo gigante com dezenas de arraiais espalhados por toda a cidade. A Time Out diz-lhe quais são os primeiros a acender o grelhador -- que se manterá assim até ao final da festa, qual Chama Olímpica.

Há Arraial na Mouraria, 1 de Junho a 1 de Julho

A associação Renovar a Mouraria faz a sua 10ª festa de santos populares e traz ao Largo da Rosa uma série de concertos e DJs - não é um arraial, é um festival. A festa começa com os Irmãos Makossa, dia 1, às 20.00, e nos dias seguintes traz ao bairro os Melech Mechaya, JP Simões, Anonima Nuvolari, Samba da Calçada, Orquestra Batucaria e muito mais. A música é de baile, mas são poucas as probabilidades de ouvir o “Pai da Criança”.

Arraial dos Navegantes (Parque das Nações), 2 a 4 de Junho

O bairro mais recente da cidade, o Parque das Nações, é dos primeiros a juntar-se às festas. O arraial é organizado pelos escuteiros do agrupamento 1100, pela paróquia da Nossa Senhora dos Navegantes, e dura apenas três dias.

Arraial da Vila Berta (Graça), 2 a 13 de Junho

De há uns anos para cá este arraial na Graça, organizado pelos moradores, tornou-se um lugar essencial para ver e ser visto – foi aqui que filmaram o remake do “Pátio das Cantigas”, o que lhe deu ainda mais fama. É uma espécie de arraial chique onde não faltam as sardinhas e o chouriço assado.

Arraial da Santa (Sta. Catarina), 2 a 16 de Junho

O arraial dos escuteiros do agrupamento 48 de Santa Catarina começa já dia 2 e repete-se todas as sextas, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados. Em tempos foi um oásis na paisagem sobrepovoada dos arraiais das zonas históricas, mas agora está sempre cheio.

Santo António à la Time Out (Museu Nacional de História Natural), 2 de Junho

Modéstia à parte, é capaz de ser o melhor arraial das festas populares. Bar aberto, sardinhas, bifanas, hambúrgueres, bagels, gelados, waffles, música pimba e bailarico. O que se pode querer mais. Saiba tudo aqui e não se atrase a comprar bilhete: sexta-feira, às 16.00, ficam à venda

Sardinhas Achadas (Mouraria), 7 a 12 de Junho

Aquilo que começou por ser um arraial improvisado numas escadas de Lisboa é hoje uma das festas mais cool de Santos Populares. Num dos bairros mais populares da cidade, a música vai ser alternativa – Pop Dell Arte, Senõritas, Osso Vaidoso e Tochapestana passam por lá.

Arraial Pride (Terreiro do Paço), 24 de Junho

Dirigida ao público gay, a festa é aberta a todos e uma alternativa séria ao arraialismo heteronormativo das restantes celebrações. É, também, a maior e mais antiga festa da comunidade LGBT lisboeta. O cartaz será anunciado em breve.

Arraial de Benfica, 22 a 25 de Junho

Está a ver a foto que ilustra este artigo? Vem daqui. O bairro promete um programa cheio de estrelas. A festa começa a 22, quinta-feira, com Quim Barreiros. Segue com DAMA (23), Carminho (24) e Sérgio Godinho (25)

Últimas notícias

    Publicidade