A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Loco cria laboratório de experiências

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

A criatividade de Alexandre Silva não tem limites e, na impossibilidade de ficar confinada a quatro paredes, o chef decidiu expandir o restaurante para o o edifício ao lado. Neste novo espaço chamado I+D, que remete para inovação e desenvolvimento, Alexandre – que recebeu no final do ano passado a primeira estrela Michelin – irá criar uma zona para pôr em prática as suas criações e onde quer receber grupos e algumas “cobaias” – os clientes que poderão provar os pratos em primeira mão.  

“Na verdade, já estamos a pensar neste projecto desde que abrimos o LOCO, uma vez que é um restaurante que precisa muito de um posto de inovação e desenvolvimento, já que está em constante processo criativo”, conta Alexandre à Time Out, acrescentando que o I+D será uma “cozinha de pesquisa”.

© Paulo Barata

A chefiá-la estará o chef Manuel Liebaut que se irá dedicar a fermentações (que começam a conquistar cada vez mais restaurantes alfacinhas e que o LOCO já fazia) e a desenvolver novas técnicas de confecção e maturação. “Vamos fazer o que não conseguíamos no outro espaço. Vamos incidir mais em fermentações e processos de maturação, e para isso vamos ter uma equipa dedicada a tempo inteiro à exploração de sabores e novos produtos”. Alexandre dá um exemplo: “Como trabalhamos apenas com produtos sazonais, quero ter condições para trabalhar alguns deles durante o ano inteiro, como por exemplo, o tomate. O tomate é uma fruta de Verão, mas através de métodos de conservação específicos vou poder trabalhá-lo sempre.”

Outra das grandes novidades é o aumento da capacidade do restaurante que sempre investiu mais na cozinha – in loco – em detrimento do espaço de sala. Se tudo correr bem, a partir de Maio, o restaurante na Estrela terá mais uma sala exclusiva para grupos com uma mesa para 12 pessoas e sem ligação interior. Terá um menu independente, composto em parte por algumas das criações do LOCO, e outras, completamente novas, saídas deste novo laboratório.

Rua dos Navegantes, 53 B (Estrela). 21 395 1861. Ter-Sáb 19.00-00.00.

+ Novidades: Quer saber o que vai poder comer nos próximos tempos? Nós dizemos-lhe

+ Estrelas Michelin 2017: a lista definitiva

Últimas notícias

    Publicidade