A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Macau. 100 anos de história em imagens no Museu do Oriente

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Edifícios, bairros, grandes acontecimentos e as tradições do quotidiano macaense manifestam-se numa mostra de 120 fotos que recuperam um século de mudanças políticas e sociais. Para ver no Museu do Oriente a partir de quinta-feira, 9 de Novembro. 

Um século é muito tempo, e são muitas imagens. 120 para sermos mais precisos, reunidas por Rogério Beltrão Coelho, jornalista com experiência em Macau e comissário da exposição que traça a história política e social de Macau, administrado pelos portugueses ao longo de 450 anos. De resto, podemos até recuar ao século XIX, para averiguar o pioneirismo macaense — datam de 1844 os daguerreótipos do fotógrafo amador Jules Itier, as mais antigas imagens da região que se conhecem.

A famosa Casa do Horto, adquirida em 1989 pela Fundação Oriente para instalar a sua delegação em Macau. Foi largos anos a residência do presidente do Select Committee da Companhia Inglesa das Índias Orientais.

De Gomes da Costa a Clark Gable, várias figuras passaram pelo território, revisitado agora através deste acervo fotográfico do Museu do Oriente, uma das melhores colecções fotográficas de Macau, asseguram, que inaugura dia 9 de Novembro a mostra Macau. 100 anos de fotografia. 

Não faltam momentos fixados para a posteridade, recolhidos por amadores ou profissionais, como as as celebrações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia (1898), as primeiras travessias aéreas de Lisboa a Macau (1924 e 1931), a explosão do paiol da Flora (1931) e o bombardeamento do hangar da aviação civil, pelos americanos, durante a Guerra do Pacífico (1945). 

Macau. 100 anos de fotografia, 9 de Novembro - 7 de Janeiro. Ter-Dom 10.00-18.00 (sexta-feira até às 22.00, com entrada gratuita a partir das 18.00) Preço: 6€. Nos dias 10, 17 e 24 de Novembro, pelas 18.30, o comissário fará visitas guiadas à exposição

+ Museus em Lisboa: as obras de arte que tem mesmo de ver

Últimas notícias

    Publicidade