A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Maria Gabriela Llansol. A casa de sempre abre como nova em Campo de Ourique

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Esta sexta-feira, 24 de Novembro, dia em que a escritora faria 86 anos, é aberta oficialmente a sua nova casa, morada do espólio e das recordações do bairro que a viu nascer para as letras, Campo de Ourique.

É anunciado como um "Regresso a Casa", à "Casa de Julho e Agosto", com toda a propriedade. Afinal, foi nestes dois meses estivais que o espólio de Maria Gabriela Llansol (1931-2008) voltou ao lugar onde esta história começa, para não falar da alusão à sua obra de 1984. 

Foi o bairro de Campo de Ourique que viu a escritora nascer e crescer para as letras e suas heterodoxias ímpares. E é no primeiro andar do número 8 da Rua Saraiva de Carvalho que as atenções se centram agora. Esta sexta-feira, 24, data que coincidiria com o seu aniversário, há uma sessão especial para assinalar a reocupação deste espaço. 

Casa Maria Gabriela Llansol, Campo de Ourique
Biblioteca

O encontro arranca pelas 18.00 e a evocação é acompanhada por leitoras do actor Diogo Dória. O mote é dado por um caderno de inéditos da autora, com inúmeras referências a Campo de Ourique, situadas entre os anos de 1949 e 2004. 

Destaque ainda para a projecção de um vídeo que testemunha a descoberta do espólio de Llansol, incluindo a sua distribuição entre os endereços de Sintra e Lisboa. Recorde-se que a autora de O Livro das Comunidades, e dos póstumos Livros de Horas, para citar apenas alguns títulos, dividiu a sua vida entre este bairro alfacinha, o exílio na Bélgica (a partir de 1985) e mais tarde a casa de Colares, sem nunca perder de vista este primeiro andar.

Casa Maria Gabriela Llansol, Campo de Ourique
A sala da lareira

+ Novidades em Campo de Ourique 

Últimas notícias

    Publicidade