Global icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O que há de novo em Campo de Ourique

O que há de novo em Campo de Ourique

Apresentamos-lhe algumas novidades em Campo de Ourique, o bairro que continua a mexer com o novo e o antigo

hamburgaria da parada
©DR
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

É prá menina e pró menino, para as crianças e para os avós, para os amigos do ambiente e para os fanáticos do pão. Campo de Ourique continua a ser dos melhores sítios para fazer vida de bairro, com um extenso catálogo de lojas e restaurantes, cabeleireiros, pastelarias e cafés que alimentam a vida das famílias que ali têm morada e os visitantes habituais do bairro. Garantimos que vale a pena as voltinhas em busca de um lugar para estacionar (é certo e sabido que é coisa escassa para estes lados), tudo para conhecer as novidades de Campo de Ourique.

Recomendado: Os melhores restaurantes em Campo de Ourique

Novidades em Campo de Ourique

1
Esteva
©Manuel Manso
Restaurantes, Cafeteria

Esteva

icon-location-pin Campo de Ourique

Aqueles com o olfacto mais apurado perceberão mais depressa o nome da nova cafetaria de Campo de Ourique. Esteva é uma planta muito abundante na Costa Vicentina, com um cheiro muito característico, presente nas jarrinhas que decoram as mesas do novo espaço de Camila Nascimento, a dona da loja Vintage Cactus, um paraíso de cactos e suculentas. Da necessidade de procurar um novo espaço para alojar as mais de 200 espécies de cactos e suculentas que tem na loja a meio caminho do Cais do Sodré – a Vintage Cactus fica num prédio antigo que há-de entrar em obras a qualquer momento – surgiu esta cafetaria. Seria uma loja demasiado grande apenas para plantas, por isso Camila chamou a amiga Teresa, vegan há 13 anos, e juntas pensaram no conceito de pequenos-almoços, almoços e jantares, refeições sempre ligeiras, sem nada de origem animal e assente numa cozinha simples e sazonal.

2
Dacquoise
©Manuel Manso
Restaurantes, Pastelarias

Dacquoise

icon-location-pin Campo de Ourique

Na Dacquoise a pastelaria fina francesa tem preços mais acessíveis para se tornar numa pastelaria do bairro, para todas as horas do dia. E tem todos os clássicos, do há o Paris-Brest em forma de flor às tartes de fruta, de morango com pistácio e creme de pasteleiro, de limão merengado ou de cassis, o Opera, o mi cuit, qual petit gateaux de chocolate, os financiers, os éclairs fresquinhos, e mil-folhas, croissants simples ou recheados. A vertente pastelaria complementa-se com a de padaria, com fornadas quentes a sair várias vezes ao dia, e também com os salgados, com sanduíches francesas de queijo brie, de presunto, de frango ou paio do lombo e saladas, que compõem menus de pequeno-almoço e almoço. Aos fins-de-semana e feriados há menu de brunch.

Publicidade
3
pikikos
Fotografia: Manuel Manso
Compras

Pikikos

icon-location-pin Campo de Ourique

Um três em um improvável: loja, café e cabeleireiro. O projecto de Natasha Cálem é sustentável e amigo do ambiente, e isso prova-se pelas marcas que escolhe para ter lá: é o caso das garrafas da Dopper, as roupas da Jenest, os brinquedos da Oli&Carol ou as capas da Insane in The Rain – muitas opções para o universo infantil, mas com especial atenção à cosmética bio da The Ohm Collection e da Davines (marca usada no cabeleireiro). Aqui o cortam-se cabelos de adultos e crianças, e se cortarem mais de 17cm a Pikikos envia o cabelo para a Little Princess Trust, para ser aproveitado para perucas de crianças e adolescentes. Pelo meio, pare para beber um café de especialidade.  

4
Hummus Bar
©Manuel Manso
Restaurantes

Hummus Bar

icon-location-pin Campo de Ourique

É uma cadeia húngara dedicada ao prato do Médio Oriente. Ocupou o Mercado de Campo de Ourique para testar o mercado e a aceitação dos lisboetas ao hummus, o prato-estrela da casa. Em todos os pratos simples que existem na carta deste espaço (maioritariamente vegetariana e com muitas opções vegan), o hummus, feito com grão-de-bico trazido do Egipto, é estrela. Há sanduíches de pita bem recheadas, saladas, shakshuka ou pratos de hummus, sempre acompanhados pelo pão pita fresco, que por enquanto continua a vir de Israel, com um aspecto meio tosco e artesanal, e a ser finalizado aqui, no forno. Para beber há limonada caseira e chá preto com menta, folhinha de hortelã e limão para estes dias mais frios. 

Publicidade
5
Lagar
©lagar
Compras

Lagar

icon-location-pin Campo de Ourique

Directamente de Rio Maior, o azeite Fonte da Bica ocupa um lugar de destaque no Lagar, a loja especializada de azeites no Mercado de Campo de Ourique. O conceito da loja é poder escolher o seu azeite, dentro das variedades galega, cobrançosa e picual ou blend, que combina todas as variedades de azeitona, e levar para casa o produto que combina melhor com a ocasião. Por lá também pode comprar azeitonas, pasta de azeitona, vinagre e alguns produtos regionais.  

6
Padaria da Esquina
©Duarte Drago
Restaurantes, Padarias

Padaria da Esquina

icon-location-pin Campo de Ourique

O mais badalado projecto de Vítor Sobral, Hugo Nascimento e Luís Espadano com o profeta do pão Mário Rolando abriu finalmente em Campo de Ourique no início de Julho de 2018. Na Padaria da Esquina, um conceito que Vítor Sobral já testou em São Paulo, no Brasil, a prata da casa é o pão de fermentação longa de Mário Rolando. Há cerca de dez variedades de pão (entre os 0,30 cêntimos e os 6€) – todas serão apenas de farinha, água, sal e tempo (24 horas de fermentação e massa-mãe). Também há oferta de pastelaria, com bolas de berlim, pão de deus, croissant do Porto, bolo de arroz, sidónios, língua da sogra ou queijadas de laranja, uma zona de queijos e enchidos e uma parte de mercearia.

Publicidade
7
Amélia Lisboa
©Arlindo Camacho
Restaurantes, Cafés

Amélia Lisboa

icon-location-pin Campo de Ourique

A namorada do Nicolau Lisboa chama-se Amélia e é uma dama da alta sociedade que decidiu ter o seu próprio negócio, na mesma linha do do namorado, na Baixa, conhecido pelo brunch todos os dias e pelas panquecas. O café da Amélia é em Campo de Ourique e tem direito a terraço e tudo. A comida anda ali entre o saudável e o instagramável, mas aqui com “mais capricho” e muito mais opções na carta.

Mais que fazer no bairro

pikikos
Fotografia: Manuel Manso
Compras

Vamos às compras em Campo de Ourique

Paços de Ferreira está para o móvel como Campo de Ourique está para as lojas de bairro, sobretudo as de família. Não há rua neste bairro sem uma montra que arranque suspiros babados e que não nos desperte uma vontade imensa de abrir os cordões à bolsa para comprar qualquer coisa para os miúdos, para nós ou lá para casa.

Mercearia -1
Fotografia: Arlindo Camacho
Bares

Três sítios para beber um copo em Campo de Ourique

Bons restaurantes, boas lojas... Mas então e bares? Campo de Ourique é um bairro cheio de vida, embora não seja propriamente pela vida nocturna que é conhecido. Ainda assim, há soluções para quem quer beber um copo no bairro. 

Publicidade
Mercado de Campo de Ourique - Sala 2
Fotografia: Ana Luzia
Coisas para fazer

Paragens obrigatórias na Rua Coelho da Rocha

Que bem que se está no Campo, principalmente se tiver paciência para procurar lugar para estacionar. Será recompensado. Na Rua Coelho da Rocha estão alguns dos melhores restaurantes de Campo de Ourique, que por si só já é um dos bairros onde se come melhor em Lisboa.

More to explore

Publicidade