Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Vamos às compras em Campo de Ourique

Vamos às compras em Campo de Ourique

Em Campo de Ourique, o comércio de rua está vivo e de boa saúde e, entre novidades e clássicos, há lojas onde vale sempre a pena entrar

pikikos
Fotografia: Manuel Manso
Por Vera Moura e Francisca Dias Real |
Publicidade

Paços de Ferreira está para o móvel como Campo de Ourique está para as lojas de bairro, sobretudo as de família. Não há rua neste bairro sem uma montra que arranque suspiros babados e que não nos desperte uma vontade imensa de abrir os cordões à bolsa para comprar qualquer coisa para os miúdos, para nós ou lá para casa. Decoração, moda e muitas lojas de miúdos é o que pode encontrar pelas ruas do bairro. Venha daí. Qualquer coisa apanhe um autocarro ou o eléctrico para não ter de se enervar com o estacionamento que neste bairro não é coisa fácil. 

Recomendado: Paragens obrigatórias na Rua Coelho da Rocha

Vamos às compras em Campo de Ourique

Otherwise
Fotografia: Manuel Manso
Compras

Otherwise

icon-location-pin Campo de Ourique

As atenções estão todas nelas, todas catitas em charriots, cada uma de sua nação e com tecidos vindos directamente da Índia para Campo de Ourique. Falamos de camisas, a estrela da Otherwise, que quer homens e mulheres a desfilar com atitude na calçada portuguesa. Manuel Ochoa abriu a loja numa das laterais do Mercado de Campo de Ourique para dar casa à marca criada em 2017. As camisas são desenhadas em Portugal e feitas numa fábrica local na Índia, com tecidos indianos. Há três modelos de camisas para deitar o olho: a de manga comprida, a de manga curta básica e outra também de manga curta mas se botões no colarinho. Quanto aos materiais, Manuel tem uma camisa de algodão orgânico, com fibra de bananeira, outras 100% algodão e ainda modelos feitos com block print, uma técnica indígena onde artesãos cravam em blocos de madeira os padrões e pintam para depois estamparem os tecidos. Coloridos ou mais discretos, os padrões são únicos e irrepetíveis: há para todos os gostos, feitios e usa quem quer, homem ou mulher.

Trendy pillows
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Decoração

Trendy Pillows

icon-location-pin Campo de Ourique

A selecção de peças da Trendy Pillows traz cor durante o ano inteiro, seja nas almofadas (como tudo começou, há dois anos e meio) feitas com os tecidos da casa, nas novas mantas, nas cerâmicas nacionais e nos tapetes. 

Publicidade
pikikos
Fotografia: Manuel Manso
Compras

Pikikos

icon-location-pin Campo de Ourique

Um três em um improvável: loja, café e cabeleireiro. O projecto de Natasha Cálem é sustentável e amigo do ambiente, e isso prova-se pelas marcas que escolhe para ter lá: é o caso das garrafas da Dopper, as roupas da Jenest, os brinquedos da Oli&Carol ou as capas da Insane in The Rain – muitas opções para o universo infantil, mas com especial atenção à cosmética bio da The Ohm Collection e da Davines (marca usada no cabeleireiro). Aqui o cortam-se cabelos de adultos e crianças, e se cortarem mais de 17 cm a Pikikos envia o cabelo para a Little Princess Trust, para ser aproveitado para perucas de crianças e adolescentes.  Pelo meio, pare para beber um café de especialidade.  

Loja Maria Atarefada
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Decoração

Maria Atarefada

icon-location-pin Campo de Ourique

Passou os últimos anos a conquistar uma legião de clientes e, agora que o espaço começou a ficar apertado, mudou de poiso. A Maria Atarefada é uma loja de loiça a peso, mas quando explorada com tempo, revela outros predicados. A começar na decoração da própria loja, feita com móveis restaurados pelas próprias donas - Maria e Carolina Alcoforado. Já as loiças, são sobretudo utilitárias, mas sempre com um quê de anti-tédio. Se lhe apetecer um copo de vinho a acompanhar uma tábua de queijos, também se arranja. Não é a especialidade da casa, mas sempre dá para ver as ditas loiças em acção.

Publicidade
Compras

SEIS

icon-location-pin Campo de Ourique

A Seis é o projecto mais recente de Teresa Braga e chama-se assim porque é uma loja familiar, onde ela e os cinco irmãos (os seis, portanto) metem o bedelho. Teresa é quem dá a cara e gere o projecto, tal como faz na Nossa, a outra loja que tem, na Rua das Gáveas (Bairro Alto), e a materialização da sua marca de roupa, a Têma, que antes só vendia online. Mas voltemos à Seis. Por fora, lembra uma boutique de esquina parisiense, lá dentro a luz prevalece e pode encontrar o mundo. Literalmente. Pode encontrar na Seis os óculos coloridos da Izipizi, as peças de cerâmica do Laboratório d’Estórias – que se inspira na cultura popular portuguesa –, as carteiras de pele da Moho ou os cestos artesanais da The Basket Room, feitos por mulheres africanas que procuram integrar-se no mercado de trabalho.

Compras, Lojas de segunda mão

Du Chic à Vendre

icon-location-pin Campo de Ourique

A loja de artigos em segunda mão mais chique da cidade veio do Monte Estoril para Campo de Ourique e trouxe consigo relíquias da Chanel, Prada e Louis Vuitton. 

Publicidade
Esteva
©Manuel Manso
Restaurantes, Cafeteria

Esteva

icon-location-pin Campo de Ourique

A loja-cafetaria Esteva, em Campo de Ourique, além de petiscos vegan, tem também um paraíso de cactos e suculentas. A frente da loja é então dedicada às plantas – um pequeno armário separa esta zona da de refeições, até para não intimidar quem quer apenas comprar uma suculenta, mas saltam à vista os macramés onde muitos dos vasos estão suspensos – e aqui tudo se vende. Se tiver dúvidas na hora de cuidar da nova espécie, peça ajuda a Camila, a dona, para não dar por inglória a missão de manter viva a planta.

Pecegueiro & F.os
Fotografia: Manuel Manso
Compras

Pecegueiro & F.os

icon-location-pin Campo de Ourique

Na origem da Pecegueiro & F.os só podia estar uma família numerosa e, ao mesmo tempo que Sara Lamúrias e Pedro Noronha-Feio apresentaram à cidade um novo guarda-roupa para miúdos entre os dois e os 12 anos, para exibiram as suas melhores cores. Pegaram em tecidos portugueses, trataram de garantir que toda a produção era feita por cá e recuperaram o encanto das coisas simples. Anita e Tom Sawyer foram as musas de serviço e as jardineiras são as peças estrela. 

Publicidade
Miúdos

Atelier da Tufi

icon-location-pin Campo de Ourique

Se uns podem deixar a modéstia à parte e dizer que têm o melhor bolo de chocolate do mundo, então porque é que o Atelier da Tufi não há-de poder afirmar que é a loja mais querida do bairro? Este é aliás o #hashtag que este espaço em Campo de Ourique usa em todas as imagens que partilha no Instagram, com os seus tecidos de padrões coloridos, as suas bandeirolas para pendurar na parede, os cestos de arrumação floridos, as almofadas personalizadas com letras, símbolos ou números, e os quadros com mensagens divertidas. Há lá coisa mais querida do que esta. 

Companhia do Campo
Rodrigo Tiago
Compras, Decoração

Companhia do Campo

icon-location-pin Lisboa

Foi exactamente no campo (mais propriamente em Campo de Ourique) que esta loja de decoração que mistura mobiliário rústico com peças contemporâneas, clássicas e étnicas nasceu. Depois, espalhou-se Lisboa fora, sempre com aquele ambiente tosco mas chique.

Publicidade
Coisas para fazer

Molly & Jack

icon-location-pin Campo de Ourique

É a loja mais bem apetrechada de artigos que tanto ficam bem ao cão e ao gato, como na casa. Esta pet boutique de Campo de Ourique foi fundada em 2017 por três amigas veterinárias e é um espaço único para quem quer do bom e do melhor para o amigo de quatro patas. Coleiras, camas, tapetes, brinquedos, trelas, tendas, mantas, malas de transporte, roupa ou comedouros, os artigos têm marca da casa e são valorizados produtos e materiais portugueses, bem como a produção artesanal.

Gavetão
©DR
Compras, Decoração

Gavetão

icon-location-pin Campo de Ourique

Era entrar, pedir para embrulhar tudo, enfiar numa carrinha de mudanças e levar para casa. Tão simples quanto isto. A loja de decoração Gavetão, com soluções originais para todas as divisões, não facilita só a vida a quem pode mudar o visual da casa mês sim, mês não. Para quem não pode, há detalhes que fazem toda a diferença: armários em forma de animais, loiças com missangas, vinis para a parede com mensagens originais e até almofadas fluorescentes, para quem tem muito medo do escuro.

Publicidade
Ursinho a Galope
©DR
Compras, Brinquedos e jogos

Ursinho a Galope

icon-location-pin Campo de Ourique

Os proprietários da Ursinho a Galope concretizaram um sonho antigo quando abriram esta pequena loja de brinquedos onde não há tablets, jogos electrónicos ou ídolos infantis dos tempos modernos, mas sim casinhas de madeira, cavalos de baloiço, peluches, puzzles, caixas de música e berlindes.

violeta do bairro
Fotografia: Ana Luzia
Compras, Floristas

Violeta no Bairro

icon-location-pin Campo de Ourique

Se pudéssemos escolher um cheiro para a nossa casa, era o desta florista. Florista ponto e vírgula, que, muito mais do que arranjos de flores (cada um mais bonito que o outro, é verdade), a Violeta no Bairro tem peças de decoração, ambientadores e colecções temáticas que variam consoante as festividades do ano.

Publicidade
Didactic by Edicare
©DR
Compras, Brinquedos e jogos

Didatic by Edicare

icon-location-pin Campo de Ourique

Estes livros não são para ler: são para brincar, desafiar, desdobrar e interagir. Não são para adormecer: são para despertar a mente para coisas novas, excitar os olhos com cores e ilustrações, acordar o cérebro com exercícios divertidos e marcá-lo com histórias inesquecíveis. E nem sequer são apenas livros: na Edicare há puzzles e cubos, bonecos e autocolantes, jogos para ler e entreter a partir dos zero anos. O destino ideal para compor a biblioteca do quarto dos miúdos, comprar um presente original ou as duas coisas ao mesmo tempo. É que com este cartão, na compra de um livro em qualquer loja Didatic (excepto online) pode levar outro. Vá a www.edicare.pt e procure a loja Didatic mais perto de si.

Babycool - Espaço
©DR
Compras, Vestuário de criança

Babycool

icon-location-pin Campo de Ourique

Rowan Seddon-Harvey trocou Manchester por Lisboa, mais propriamente por Campo de Ourique, e é mais bairrista que muitos vizinhos. É um lugar perfeito para famílias: é plano e tem tudo. Também não há nenhuma sem uma loja para bebés, mas faltava qualquer coisa. Assim, este pai abriu a Babycool, onde não faltam carrinhos e cadeiras de todas as formas e feitios, biberons e chuchas para todos os gostos e brinquedos de todos os cantos do planeta – como os da conceituada marca americana Melissa&Doug.

Publicidade
Mummy Cool
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Vestuário de criança

Mummy Cool

icon-location-pin Campo de Ourique

Como o nome indica, a MummyCool é da família da BabyCool, mas aqui o foco é a roupa de grávidas e recém-nascidos. Não faltam bodies, babygrows, casaquinhos e o que mais precisar para o bebé. Difícil vai ser entrar na loja sem comprar nada – o mais provável até é que fique com desejos de engravidar novamente.

Pé de Pato - Bota
©DR
Compras, Vestuário de criança

Pé de Pato

icon-location-pin Campo de Ourique

É o dois em um perfeito. Numa zona onde há lojas de crianças e sapatarias para dar e para vender, a Pé de Pato oferece – adivinhe – sapatos para crianças. Os modelos mais clássicos estão todos lá: os carneira com franjinhas, os feijões e as sandálias inglesas. Todos feitos à mão e com camurça portuguesa.

Publicidade
Compras, Vestuário de criança

Antimilk

icon-location-pin Campo de Ourique

Num antro de cueiros, fofos, tapa-fraldas e golas, a Antimilk tem colecções irreverentes para miúdas que, muito antes dos 16 anos (há roupa a partir dos dois), já estão bem atentas às tendências e não querem andar vestidas como se fossem bebés. 

Vidal Tecidos
©DR

Aqui há pano para mangas

Sabe costurar? Se já tem as linhas, as agulhas e os dedais, Campo de Ourique é a próxima paragem, com uma rua cheia de lojas de tecidos. A Nomalism (que partilha o nome e os donos com o restaurante vegetariano) é vizinha da Vidal Tecidos, que já conta com várias décadas de história. Na Carmim d’Ourique os padrões estão pendurados em charriots, organizados em livros e caixas com etiquetas e até colados nas paredes, e na Santo Condestável além de sedas, algodões, linhos e nylons, há botões, berloques, quadrilés e outros tesourinhos de retrosaria. Todas na Rua Saraiva de Carvalho.

Mais compras

quartosala
©QuartoSala
Compras, Decoração

As melhores lojas de decoração em Lisboa

Lisboa tem algumas das melhores lojas de decoração mesmo à mão de semear. Dos candeeiros às cadeiras, do vintage às linhas mais contemporâneas, as novas tendências já espreitam e se a missão dos próximos tempos é mesmo redecorar então prepare-se para abrir os cordões à bolsa. 

shon mott
Fotografia: Inês Félix
Compras

As melhores lojas no Príncipe Real

Algumas das melhores concept stores em Lisboa têm morada no Príncipe Real, mas também há espaço para designers portugueses no bairro mais cool da cidade, onde há uma porta aberta a cada dois passos. 

More to explore

Publicidade