Vamos às compras em Campo de Ourique

Em Campo de Ourique, o comércio de rua está vivo e de boa saúde e, entre novidades e clássicos, há lojas onde vale sempre a pena entrar

Fotografia: Ana LuziaPimenta Rosa

Decoração, moda e muitas lojas de miúdos é o que pode encontrar pelas ruas do bairro. Venha daí.

Trendy Pillows
Fotografia: Manuel Manso
1/10

Trendy Pillows

A selecção de peças da Trendy Pillows traz cor durante o ano inteiro, seja nas almofadas (como tudo começou, há dois anos e meio) feitas com os tecidos da casa, nas novas mantas, nas cerâmicas nacionais e nos tapetes. 

Ler mais
Campo de Ourique
Plants & Pots
Fotografia: Manuel Manso
2/10

Plants & Pots

Se acha que viver num prédio sem jardim é impedimento para ter uma casa verde, desengane-se: nesta loja de Campo de Ourique, há cactos, sucolentas e muitas outras plantas para animar os apartamentos alfacinhas. 

Ler mais
Campo de Ourique

Du Chic à Vendre

A loja de artigos em segunda mão mais chique da cidade veio do Monte Estoril para Campo de Ourique e trouxe consigo relíquias da Chanel, Prada e Louis Vuitton. 

Ler mais
Campo de Ourique
Maria Atarefada
Fotografia: Manuel Manso
4/10

Maria Atarefada

Passou os últimos anos a conquistar uma legião de clientes e, agora que o espaço começou a ficar apertado, mudou de poiso. A Maria Atarefada é uma loja de loiça a peso, mas quando explorada com tempo, revela outros predicados. A começar na decoração da própria loja, feita com móveis restaurados pelas próprias donas - Maria e Carolina Alcoforado. Já as loiças, são sobretudo utilitárias, mas sempre com um quê de anti-tédio. Se lhe apetecer um copo de vinho a acompanhar uma tábua de queijos, também se arranja. Não é a especialidade da casa, mas sempre dá para ver as ditas loiças em acção.

Ler mais
Campo de Ourique
Companhia das Loiças
Fotografia: Arlindo Camacho
5/10

Companhia das Loiças

Não há volta a dar. Esta é mesmo uma das mecas para quem procura loiça a peso. Não consegue passar sem instagramar a mesa do pequeno-almoço? Aqui, a fotogenia parece ser um requisito e nem sequer é preciso pôr grandes filtros. Perca-se no meio de tantas cores e formas e lembre-se que, à saída, tem sempre de passar pela balança. 

Ler mais
Campo de Ourique
SEIS
6/10

SEIS

A Seis é o projecto mais recente de Teresa Braga e chama-se assim porque é uma loja familiar, onde ela e os cinco irmãos (os seis, portanto) metem o bedelho. Teresa é quem dá a cara e gere o projecto, tal como faz na Nossa, a outra loja que tem, na Rua das Gáveas (Bairro Alto), e a materialização da sua marca de roupa, a Têma, que antes só vendia online. Mas voltemos à Seis. Por fora, lembra uma boutique de esquina parisiense, lá dentro a luz prevalece e pode encontrar o mundo. Literalmente. Pode encontrar na Seis os óculos coloridos da Izipizi, as peças de cerâmica do Laboratório d’Estórias – que se inspira na cultura popular portuguesa –, as carteiras de pele da Moho ou os cestos artesanais da The Basket Room, feitos por mulheres africanas que procuram integrar-se no mercado de trabalho.

Ler mais
Campo de Ourique
Companhia do Campo
Rodrigo Tiago
7/10

Companhia do Campo

Foi exactamente no campo (mais propriamente em Campo de Ourique) que esta loja de decoração que mistura mobiliário rústico com peças contemporâneas, clássicas e étnicas nasceu. Depois, espalhou-se Lisboa fora, sempre com aquele ambiente tosco mas chique.

Ler mais
Lisboa
Gavetão
©DR
8/10

Gavetão

Era entrar, pedir para embrulhar tudo, enfiar numa carrinha de mudanças e levar para casa. Tão simples quanto isto. A loja de decoração Gavetão, com soluções originais para todas as divisões, não facilita só a vida a quem pode mudar o visual da casa mês sim, mês não. Para quem não pode, há detalhes que fazem toda a diferença: armários em forma de animais, loiças com missangas, vinis para a parede com mensagens originais e até almofadas fluorescentes, para quem tem muito medo do escuro.

Ler mais
Campo de Ourique
Violeta no Bairro
Fotografia: Ana Luzia
9/10

Violeta no Bairro

Se pudéssemos escolher um cheiro para a nossa casa, era o desta florista. Florista ponto e vírgula, que, muito mais do que arranjos de flores (cada um mais bonito que o outro, é verdade), a Violeta no Bairro tem peças de decoração, ambientadores e colecções temáticas que variam consoante as festividades do ano.

Ler mais
Campo de Ourique
Aqui há pano para mangas
©DR
10/10

Aqui há pano para mangas

Sabe costurar? Se já tem as linhas, as agulhas e os dedais, Campo de Ourique é a próxima paragem, com uma rua cheia de lojas de tecidos. A Nomalism (que partilha o nome e os donos com o restaurante vegetariano) é vizinha da Vidal Tecidos, que já conta com várias décadas de história. Na Carmim d’Ourique os padrões estão pendurados em charriots, organizados em livros e caixas com etiquetas e até colados nas paredes, e na Santo Condestável além de sedas, algodões, linhos e nylons, há botões, berloques, quadrilés e outros tesourinhos de retrosaria. Todas na Rua Saraiva de Carvalho.

Paços de Ferreira está para o móvel como Campo de Ourique está para o bebé. Não há rua neste bairro sem uma montra que arranque suspiros babados. Eis oito lojas infastis que deixaram o nosso relógio biológico a dar horas.

Atelier da Tufi
©DR
2/9

Atelier da Tufi

Se não acredita que flores, bolas, riscas, nuvens, coroas e estrelas podem conviver num único espaço, tem de espreitar a montra da loja mais querida do bairro. O “título” não é nosso – apesar de concordarmos que é querida que se farta – mas sim de Sofia e Andrea, as raparigas que em 2012 encantaram Campo de Ourique com as suas mochilas, fitas para o cabelo, prende-chuchas, chapéus de chuva, anjos da guarda, babetes, cabides, fraldas de pano, quadros, almofadas e casas de passarinhos. Está tudo atafulhado e arrumado ao mesmo tempo, numa confusão de padrões e cores que nasceram para viver juntos, ali mesmo à beira do Jardim da Parada.

Ler mais
Campo de Ourique

Antimilk

Num antro de cueiros, fofos, tapa-fraldas e golas, a Antimilk tem colecções irreverentes para miúdas que, muito antes dos 16 anos (há roupa a partir dos dois), já estão bem atentas às tendências e não querem andar vestidas como se fossem bebés. 

Ler mais
Campo de Ourique
Ursinho a Galope
©DR
4/9

Ursinho a Galope

Com 33 e 28 anos, já têm idade para ter juízo, mas ainda compram Legos e brincam com comboios eléctricos. Os proprietários da Ursinho a Galope concretizaram um sonho antigo quando abriram esta pequena loja de brinquedos onde não há tablets, jogos electrónicos ou ídolos infantis dos tempos modernos, mas sim casinhas de madeira, cavalos de baloiço, peluches, puzzles, caixas de música e berlindes.

Ler mais
Campo de Ourique
Pecegueiro & F.os
Fotografia: Manuel Manso
5/9

Pecegueiro & F.os

Na origem da Pecegueiro & F.os só podia estar uma família numerosa e, ao mesmo tempo que Sara Lamúrias e Pedro Noronha-Feio apresentaram à cidade um novo guarda-roupa para miúdos entre os dois e os 12 anos, abriram montra para a Lapa e exibiram as suas melhores cores. Entretanto, também os encontra em Campo de Ourique. Pegaram em tecidos portugueses, trataram de garantir que toda a produção era feita por cá e recuperaram o encanto das coisas simples. Anita e Tom Sawyer foram as musas de serviço e as jardineiras são as peças estrela. 

Ler mais
Campo de Ourique
Didatic by Edicare
©DR
6/9

Didatic by Edicare

É difícil escolher o que aqui é mais bonito: as histórias ou as ilustrações dos livros desta editora infantil, que na loja de Campo de Ourique tem ainda puzzles e brinquedos didácticos. Saímos de lá com uma longa lista de desejos, onde se incluem as latas magnéticas da Mudpuppy, as torres de cubos da Djeco e o livro Oh! O Meu chapéu, que não se vai importar nada de ler repetidamente quando eles, já na cama, suplicarem “Só mais uma vez…”.

Ler mais
Campo de Ourique
Pé de Pato
©DR
7/9

Pé de Pato

É o dois em um perfeito. Numa zona onde há lojas de crianças e sapatarias para dar e para vender, a Pé de Pato oferece – adivinhe – sapatos para crianças. Os modelos mais clássicos estão todos lá: os carneira com franjinhas, os feijões e as sandálias inglesas. Todos feitos à mão e com camurça portuguesa.

Ler mais
Campo de Ourique

Pau de Giz

Se nós, que já não vamos para novos, não nos importávamos nada de levar uma daquelas tendas de índios lá para casa, agora imagine um miúdo. Se acha que eles merecem um quarto de revista, rume à Coelho da Rocha e perca-se entre as almofadas, as mantas, os quadros, os papéis de parede e os móveis da Pau de Giz.

Ler mais
Campo de Ourique
Babycool
©DR
9/9

Babycool

Rowan Seddon-Harvey trocou Manchester por Lisboa, mais propriamente por Campo de Ourique, e é mais bairrista que muitos vizinhos. “É um lugar perfeito para famílias: é plano e tem tudo. Não há nenhuma rua sem um café”, descreve. Também não há nenhuma sem uma loja para bebés, mas faltava qualquer coisa: “Havia muita roupa muito querida, mas nenhum espaço que juntasse tudo o resto que é preciso desde o pré-natal até aos 6 anos.” Assim, este pai de três abriu a Babycool, onde não faltam carrinhos e cadeiras de todas as formas e feitios, biberons e chuchas para todos os gostos e brinquedos de todos os cantos do planeta – como os da conceituada marca americana Melissa&Doug.

Ler mais
Campo de Ourique

Mais compras

As melhores lojas de decoração em Lisboa

Quem é que precisa de contratar um decorador quando tem as melhores lojas de decoração de Lisboa mesmo à mão de semear? Dos candeeiros às cadeiras, do vintage às linhas mais contemporâneas, as novas tendências já espreitam e se a missão dos próximos tempos é mesmo redecorar, então estas lojas são paragens obrigatórias.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

As melhores lojas para comprar loiça em Lisboa

Se pensa que isto de comprar loiças é coisa de donas de casa, engana-se. O roteiro está desenhado e é difícil resistir-lhe. Pratos, canecas, tigelas e terrinas, a peso ou à peça, dizemos-lhe quais as melhores lojas para comprar loiças em Lisboa.

Ler mais
Por Mauro Gonçalves

Comentários

0 comments