A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mural - Mouraria
Fotografia: Arlindo Camacho

Na Mouraria, vai fazer-se luz nas montras das lojas

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Dar luz pode trazer gente ao bairro, que o digam os designers de iluminação envolvidos no projecto “Ó Mouraria, ilumina a montra”.

A LabLD, associação composta por designers de iluminação independentes, vai levar a cabo esta quarta, quinta e sexta uma acção de promoção do comércio tradicional na Mouraria dando luz a algumas montras de lojas. “O comércio local tem dificuldades em se manter vivo, como em tantos outros bairros”, afirma Maria João Pinto Coelho, presidente da LabLD. “Temos uma missão social e este tipo de eventos ajudam a promover e integrar uma população e o comércio de bairro”.

Quem é que nunca parou a correria do dia-a-dia para ficar a olhar para uma montra? Ora pela cor, ora pelos objectos ou até mesmo pela luz. “A iluminação de montras é especialmente importante porque funciona como extensão do espaço público e os bairros têm uma estreita relação com o espaço público e as montras são uma ferramenta de criação de atmosferas de identidade de cada bairro”, refere a responsável da associação.

Gebarro, Hua Ta Li, Alex Fios, Bijucacá, D. Mélida, Tabernices, Baratal, Loja Augusto, Domingos & Nogueira e FK Nepal fazem o total das dez lojas do projecto “Ó Mouraria, ilumina a montra” cujas montras vão ser intervencionadas. Durante a acção, que decorre durante os três dias, vai estar um designer responsável por cada loja, sempre acompanhados por uma equipa de estudantes de arquitectura e design. Cada equipa desenvolve uma ideia de iluminação de acordo com o tipo de comércio.

No fim, haverá uma montra vencedora. O melhor é descobrir com os próprios olhos e fazer o percurso pelas várias lojas na sexta-feira, o último dia de intervenção, a partir das 17.00. Todos os caminhos vão dar à Mouraria e vão estar sempre iluminados, isso é garantido.

Várias ruas da Mouraria. 13, 14 e 15 de Setembro. Percurso pelas ruas no dia 15 de Setembro antes de ser anunciada a montra vencedora. 

+ Minirroteiro pela Mouraria típica

Últimas notícias

    Publicidade