A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Novidade fresquinha: Café Buenos Aires aberto aos almoços

Escrito por
Mariana Correia de Barros
Publicidade

A frase acima é 100% verdadeira, mas falta-lhe o advérbio de tempo “sempre”. É verdade. O restaurante da Calçada do Duque, famoso pelos bifes argentinos – mas que tem muuuuito mais para além de boa carne – acaba de abrir para almoços, como tem feito de vez em quando nos últimos anos, mas desta vez o horário alargado veio para ficar. “Abríamos de vez em quando, se havia reservas ou assim, mas não era fixo”, diz Carminda Barros, a dona. Agora, abrem as portas e montam a esplanada ao meio dia e só fecham à uma da manhã. A sua máquina fotográfica agradece: uma vista destas merecia mais exposição.

Com o novo horário veio também um menu de almoço que muda todos os dias. Custa 11€ e inclui prato principal, entrada ou sobremesa. “Para prato principal temos sempre uma opção vegetariana e um prato de peixe. Quem quiser carne pode pedir da ementa fixa. E das entradas e sobremesas temos também duas opções.”

No dia em que a Time Out lá passou serviam-se pepinos crocantes biológicos da Quinta do Poial com molho de iogurte e menta ou empanada de carne argentina de entrada; quinoa vermelha, folhas de espinafres e beldroegas, abacate, ovo ou peixe-espada da madeira panado com batata doce frita, maionese de lima e salada de prato principal; e, para acabar, mousse de chocolate com molho de frutos vermelhos ou abacaxi.

O menu acompanha sempre com água e chá da Companhia Portugueza do Chá, um projecto do marido de Carminda, Sebastián Filgueiras, um dos responsáveis pela abertura do Buenos Aires há 15 anos. E quanto às sugestões que pode apanhar daqui para a frente, diz Carminda, “vai depender também daquilo que chegar. Nestes meses vamos ter saladas, quinoas, etc. Trabalhamos com a Quinta do Poial há vários anos. No Verão há muita coisa. O menu é feito em função disso”. Ou seja, em frutas e legumes, há selo de qualidade.

Os puristas do restaurante podem, porém, continuar a pedir o bife argentino, a massa fresca artesanal, cuja receita vai sendo anunciada num quadro, o famoso prato de endívias com pêras e queijo roquefort, a clássica saladinha de flores e acabar com o bolo de chocolate e doce de leite. Também não ficam mal servidos.

Salada de flores
Fotografia: Ana Luzia

O Café Buenos Aires fica na Calçada do Duque, 31B. O telefone para reservas é o 21 342 0739. Está aberto de segunda a sábado do 12.00 à 01.00 e aos domingos das 18.00 à 01.00. Não tem multibanco.

Últimas notícias

    Publicidade