A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O surf invade a Ericeira, agora no grande ecrã

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

A Ericeira não é só palco para a prancha de surf, o cinema também tem lugar e vai apanhar umas ondas com o Portuguese Surf Film Festival. A sexta edição do festival de cinema internacional de surf trata de ocupar a Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva de sábado, 22, a 29 de Julho.  

“Esta edição conta com o maior número de filmes que o festival alguma vez apresentou”, afirma Susana Andrade, directora do festival, em comunicado, que espera receber a presença da larga comunidade do surf portuguesa e muitos membros da internacional. São 23 obras cinematográficas sob o tema “Your Craft”, uma forma de homenagear quem vive a cultura do surf na sua arte.

Este ano o festival tem um dia dedicado só ao cinema no feminino (26 de Julho), para contrariar todas as outras cinco edições anteriores onde as mulheres, seja na vertente de atleta, soul surfer ou até mesmo na área de realização, estavam em minoria. A organização decidiu assim criar o prémio Women in Surf Films, uma novidade na programação que se dedica inteiramente a uma noite de cinema onde a presença feminina no universo do surf é a premissa obrigatória.  

Oito noites de festival equivalem a oito vencedores de diferentes categorias. Além do Women in Surf Films, as categorias destinam-se a outros filmes a concurso que podem receber a estatueta de Best Feature, Best Short, Best in Sustainability, Impactful Story, Best Ericeira e ainda um prémio destinado ao público: o Audience Award.

Fishpeople, The church of the open sky ou Gaza Surf Club são alguns dos filmes em destaque que estar a concurso no festival. 

DR

Além dos visionamentos, há outras actividades com que se pode entreter. O casal Esteve Ayma e Agata Zdziarska, que vivem numa autocaravana entre Portugal, Espanha e França, vão dar um workshop onde ensinam a fazer moldes de skates, isto no dia 28 de Julho (21.30- 23.00). Noutras lides, Daniel Espírito Santo vai ter as suas fotografias expostas durante todo o festival.

Não podia faltar à equação uma exposição de pranchas de surf e outra de esculturas de artesanato ligadas à temática – ambas durante os oito dias de festival. No dia de abertura do Portuguese Surf Film Festival, combina-se a portugalidade do azulejo com a cultura do surf com a pintura e ilustração de Liz Marques ao vivo.

+ Os melhores filmes de surf de sempre

Últimas notícias

    Publicidade