A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Underscore arranca amanhã com muito cinema e música

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

O Underscore – Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo, arranca esta terça-feira no CCB, com O Homem Forte (1929, Henryk Szaro). Depois, até sábado, 17, segue para o Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa

Integrado nas Festas de Lisboa, o Underscore é um novo festival em Lisboa, dedicado à composição original de peças musicais para determinados filmes de arquivo. Filmes que não fosse esta “nova vida” não seriam motivo de interesse. Filmes que merecem, agora mais do que nunca, ser vistos.

Durante cinco dias – entre o CCB, o Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa – músicos nacionais e internacionais vão dar a sua interpretação musical destes filmes esquecidos. Na Gala de Abertura, a decorrer no CCB, amanhã, vai poder ver um dos mais importantes filmes do cinema mudo polaco: O Homem Forte, de Henryk Szaro, realizado em 1929 e que se julgava perdido depois da Segunda Guerra Mundial, tendo sido encontrado e restaurado na Cinemateca Real da Bélgica, em 1997.

O filme parte de Homo Sapiens, trilogia de Stanislaw Przybyszewski publicada em 1895, e terá os Pink Freud, senhores de enorme importância no seio do jazz polaco, na música, feita propositadamente para este efeito. Eles que nasceram em Gdansk corria o ano de 1998 e que se servem do jazz para se atirarem a outras paisagens sonoras.

Quanto a O Homem Forte, é um thriller que segue a história de um “homem perturbado pela cobiça”, avisa a organização. Passa amanhã, às 21.00, no Centro Cultural de Belém.

Descubra mais sobre o Underscore na Time Out Lisboa que chega às bancas na quarta-feira, dia 14 de Junho.

Últimas notícias

    Publicidade