A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Os 10 Mandamentos para uma sandes perfeita

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Como somos hábeis devoradores de alimentos dentro de duas fatias de pão, fomos perguntar a Hugo Nascimento, autor de O Livro das Sanduíches – um manual sobre a arte de bem ensanduichar – quais os 10 mandamentos essenciais para uma sanduíche perfeita. É imprimir, emoldurar e pendurar na parede da cozinha. 

Hugo Nascimento
Hugo Nascimento
©Jorge Simão

1º Mandamento

“Tu és o que comes. Tudo o que se põe dentro do organismo e dentro de duas fatias de pão tem de ser da melhor qualidade possível”, diz o chef da Tasca da Esquina.

2º Mandamento

“O pão deve ser feito com massa mãe. E o que quer isto dizer? Quer dizer que deve ser feito com farinhas biológicas, com leveduras naturais, sem químicos, e deve ter uma fermentação lenta. Deve ser um pão verdadeiro.”

 3º Mandamento

“Deve ser barrada com manteiga açoriana ou levar um pouco de azeite virgem extra frutado maduro. Se é para comer uma gordura, é melhor apostarmos numa gordura boa. E escolho este tipo de azeite porque não é amargo e combina bem com a maior parte dos ingredientes”.

4º Mandamento

“É indispensável ter, pelo menos, um vegetal na sanduíche. Além de ser um elemento saudável, dá frescura e equilíbrio”, diz o chef. Aposte, por exemplo, na alface, na rúcula, nas misturas de folhas verdes e no tomate.

5º Mandamento

“Uma boa sanduíche não tem necessariamente que ter uma proteína. No entanto, se optarem por juntar uma, as minhas favoritas são umas fatias de rosbife, umas lascas de bacalhau fumado ou, então, uma pasta de beringela assada para uma opção vegetariana.”  

6º Mandamento

“Usar bons molhos, de preferência caseiros, como por exemplo, uma boa maionese, um molho aioli, uma mostarda ou um ketchup. Se fizerem ketchup em casa, podem sempre inovar um bocadinho com os frutos da estação como, por exemplo, ketchup de morangos ou de cereja”.

7º Mandamento

“Uma sanduíche deve ser feita com pão do dia e este não deve ser torrado. Quanto às tostas, devem ser bem finas e prensadas para ficarem crocantes e estaladiças”, explica o chef.      

8º Mandamento

“A carne nunca deve ser picada. Mas se tiver mesmo que ser, que seja porque quem a vai comer não tem dentes”, graceja Hugo Nascimento. De preferência não comprar carne já moída em supermercados. Deve ser picada em casa e, melhor ainda, picada à faca. 

9º Mandamento

“É preciso tirar a pele. Não sejam preguiçosos. A pele do tomate e dos pimentos deve ser retirada porque é indigesta e a dos enchidos também porque sem ela eles sabem melhor.”

10º Mandamento

“Por fim, o meu lema: Pode ser fast, mas tem que ser food. Uma sanduíche pode ser uma refeição rápida, equilibrada e, ao mesmo tempo, saudável”.

 

+ As 14 melhores sandes em Lisboa 

Últimas notícias

    Publicidade