A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
vista do panoramico de Monsanto
©Ana Luzia

Panorâmico de Monsanto: “limpo, lavado e seguro”

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Ninguém lhe parece querer pegar, mas há também quem não esqueça. Enquanto não chegam novas ideias, aproveite a cara lavada do miradouro ainda este verão.

Quem tem ideias para o Panorâmico de Monsanto? Fizemos esta pergunta em Março de 2015, altura em que a Arqfolium, uma organização cultural entretanto desaparecida que pretendia desenvolver concursos de ideias ligados a problemas arquitectónicos de Lisboa, lançou um repto a jovens arquitectos para darem a conhecer as suas melhores ideias para o Panorâmico. O projecto vencedor que previa um espaço de exposições, uma cafetaria e um observatório ficou no campo das ideias (mas o concurso era mesmo isso), mas há sempre alguém que volta a trazer o assunto para as luzes da ribalta.

Ana Luzia

Foi o que aconteceu na Assembleia Municipal de Lisboa de 11 de Julho. Cláudia Madeira, deputada municipal pelo Partido Ecologista Os Verdes (PEV), quis saber se já existem planos concretos para a requalificação do que descreveu como "uma das melhores vistas panorâmicas de Lisboa".

Em resposta, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, confessou não haver nenhum projecto concreto para o edifício. "Nem de uso, muito menos de arquitectura. Muito menos ainda de execução”, afirmou, acrescentando que num próximo mandato poderá ser lançado um concurso de ideias sobre a utilização e destino do equipamento.

Mas José Sá Fernandes, vereador que segura as pastas da Estrutura Verde e da Energia, adiantou que apesar de não haver nenhum plano de fundo para o Panorâmico de Monsanto, neste momento o antigo restaurante está a ser todo limpo por dentro e algumas partes da estrutura a ser emparedadas por questões de segurança. “E até ao fim deste mês vão ser postos alguns gradeamentos para as pessoas poderem usufruir da extraordinária vista que aquilo tem. No fundo, pode ser um miradouro até termos uma decisão sobre o que fazer lá. "Poderá acontecer já em Agosto com tudo limpo, lavado e seguro. Que é uma coisa que neste momento não é", concluiu.


Revisão da matéria dada

Está abandonado há 16 anos, mas esta ruína dos tempos modernos é uma verdadeira preciosidade de Lisboa. Se gosta de miradouros, nenhum bate a vista de 360º do antigo Restaurante Panorâmico de Monsanto, construído a uma altitude de 250 metros. Inaugurado em 1968 chegou a ser um dos mais luxuosos restaurantes de Lisboa, antes de por aqui passar uma discoteca, um bingo, escritórios e um armazém de materiais de construção civil. Tudo num espaço que além de ser ele próprio uma obra de arte da arquitectura, projectado por Chaves da Costa, no seu interior tem também ao abandono painéis cerâmicos de Manuela Madureira (1965) e um mural de Luís Dourdil (1967).

Ana Luzia

+ Ainda não há Panorâmico de Monsanto, mas há copos nas alturas. Conheça Os melhores bares em rooftops em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade