A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Portuguese Makers: o design made in Portugal vai chegar a Cascais

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Há um evento de design e arquitectura a chegar. A Portuguese Makers Craft Week aterra em Cascais de 4 a 9 de Setembro.

A marca é a Portuguese Makers e o evento que a vai dar a conhecer ao mundo é a Portuguese Makers Craft Week, na mítica Casa de Santa Maria, em Cascais. Artesãos, arquitectos e designers vão juntar-se para apresentar a marca que pretende ter peças utilitárias de mobiliário desenhadas por criativos nacionais e internacionais de topo, mas com selo made in Portugal. 

Durante uma semana, vão ser explorados seis materiais por seis designers de todo o mundo, através de um conjunto de aulas informais e workshops, num evento pensado por Vasco Braga da Costa e Ana Bruto da Costa. Vasco gosta de chamar “curiosos” a quem quer participar no evento. Ninguém tem de ser um ás no design para estar lá, basta ter interesse na área e mente aberta a encaixar muitas ideias novas que por lá vão fluir.

Cecilie Manz (4 de Setembro), Jens Fager (5), Clara von Zweigbergk (6), Marc Morro (7), Hugo Passos (8) e Miguel Vieira Baptista (9) vão ser os profissionais responsáveis pelos seis dias da Portuguese Makers Craft Week.

Criação de Clara von Zweigbergk para a Hay

Os participantes ficam, ainda, com seis objectos exclusivos criados durante o evento. Uma carteira de pele ou uma colher de madeira podem parecer objectos banais, mas são exemplos do que pode levar para casa com todo o valor acrescentado de serem de design de gama alta e de terem sido feitos por si.  

Basileia, o berço da Portuguese Makers

A ideia não é recente, já tem dois anos e surgiu em Basileia, na Suíça, quando Vasco Braga da Costa, gestor, e Ana Bruto da Costa, arquitecta, lá viviam. Quando voltaram, começaram a magicar a Portuguese Makers, que nasce agora. “Queremos implementar e fazer um lançamento da marca a nível internacional cá, daí termos convidado oradores nacionais e internacionais”, explica Vasco.

“O Portuguese Makers Craft Week serve para mostrar ao mundo que existimos e que viemos para ficar”. A partir do evento de lançamento, a ideia é desenvolver duas colecções por ano, com um tema específico e com o máximo de cinco objectos cada. Dentro de cada temática será explorado um material em concreto, desde madeira a pele. “A criação de valor, a criação de emprego é toda feita cá. Isso é o mais importante para nós”. O tema da primeira colecção ainda não pode ser divulgado, mas sairá em 2018.

Criação de Hugo Passos

“É complicado”: este é o estado da relação entre o design e o mercado português. “Os salários são baixos e por cá ainda se tentam resolver outras necessidades antes disso”, diz Vasco Braga da Costa, que quer mostrar o know-how português lá fora. “Somos bons em muitas áreas e temos de mostrar isso. Temos capacidade de gerar valor”.

Portuguese Makers Craft Week. Casa de Santa Maria. Rua do Farol de Santa Marta (Cascais). Entre 4 e 9 de Setembro. A partir de 145€.

+ Os melhores restaurantes em Cascais

+ Em Setembro faz-se luz em Cascais

Últimas notícias

    Publicidade