A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Rui Paula chega a Lisboa para chefiar o Terraço do Tivoli

Escrito por
Catarina Moura
Publicidade

O chef nortenho da Casa de Chá da Boa Nova, do DOP e do DOC vem para Lisboa pela primeira vez chefiar duas cozinhas dos hotéis Tivoli.

Depois de alguns convites recusados nos últimos anos, chegou o momento de rumar a sul: o chef Rui Paula vem chefiar, pela primeira vez, uma cozinha lisboeta – a do mítico Terraço do Tivoli Avenida da Liberdade, que tem abertura marcada para Agosto. A partir de Outubro, Rui Paula começa a definir o conceito do restaurante do Tivoli Palácio de Seteais, que quer ser um restaurante de referência nacional, disse à Time Out Lisboa.

"Nunca quis ir para Lisboa, nunca foi a altura certa, mas agora as pessoas aceitaram os meus objectivos. É um restaurante de hotel, mas não deixa de ser um restaurante do Rui Paula", diz, lembrando que há responsabilidade também do seu lado. "Há clientes de 60 e 70 anos que se lembram de vir ao Terraço com os pais – é alguma pressão, mas é assim que eu gosto de trabalhar."

Estes clientes de há muito vão sentir a diferença. O ambiente formal que antes se conhecia aí não será o mesmo – as toalhas, por exemplo, deixam de existir. A cozinha será de conforto, na linha do que Rui Paula pratica no DOP, no Porto, e no DOC, na Folgosa, onde tem alguns dos seus pratos de sempre, como o cachaço de porco bísaro, cozinhado a baixas temperaturas, ou o arroz de lavagante. Se se vão finalmente provar ou não estes pratos em Lisboa, ainda é cedo para dizer. A carta vai ter as suas afinações, mas o chef garante a valorização do produto português e do sabor, num lugar de cozinha "transversal e ecléctica" e onde se "vai pedir o que se quiser e sair reconfortado", com espaço para alguma criatividade e referências a produtos e pratos internacionais, especialmente nas entradas, conta.

"Acima de tudo deram-me espaço a fazer as coisas à minha maneira. Aceitaram os meus objectivo e eu os do Tivoli", continua, e acrescenta que para abraçar estas duas novas cozinhas em Lisboa deixou todas as suas consultorias – no Vidago Palace Hotel, por exemplo, e em restaurantes estrangeiros.

No último trimestre, o chef nortenho começa a definir com o Tivoli o que será o restaurante do hotel em Seteais, que, para já, quer que esteja na linha do fine dining que executa na Casa de Chá da Boa Nova. "Tenho o objectivo claro de fazer um restaurante de referência no país, porque naquela zona não há nenhum. E merece."

Leia Mais

+Os melhores restaurantes de cozinha de autor

+Os melhores bares de hotel em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade