A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Sala Rosa: o novo espaço de exposição da Rua das Gaivotas 6

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Ainda cheira a novo e é mais um passo que vem consolidar o projecto Rua das Gaivotas 6, da companhia de teatro Teatro Praga, que terá agora todas os espaços abertos para actividade. A Sala Rosa é a mais recente sala de exposições da cidade que será inaugurada este sábado, dia 11, estreando-se com o programa Efeito-Suruba.

“Desde o início, ainda nem sequer sabíamos se a concessão do espaço ia ser nossa, que queríamos ter uma sala de exposições. O espaço foi-nos entregue e fizemos obras, mas ficámos sem dinheiro, então adiámos a abertura desta sala até agora”, explica Pedro Penim, do Teatro Praga. “A Sala Rosa é uma sala polivalente, com uma índole mais vincada em termos de artes visuais.”

Em parceria com as duas arquitectas do ateliê Artéria, que está no projecto da Rua das Gaivotas 6 desde o início, o Teatro Praga conseguiu finalmente completar o ciclo de recuperação do Palácio Alarcão, onde estão instalados.

“A programação do espaço orienta-se sempre de várias formas, porque não temos um modelo estanque”, diz Pedro. “A Rua das Gaivotas existe para dar espaço a projectos que não têm espaço nos sítios mais institucionais da cidade, e esta sala é uma extensão dessa premissa. Funcionamos quase com uma contra-programação em relação aos outros locais.”

A Sala Rosa inaugura com o projecto Efeito-Suruba, da curadoria do colectivo Pipi Colonial, e inclui além da exposição, momentos de performance, um ciclo de cinema e palestras. “Este espaço está identificado com o Teatro Praga, porque o gerimos, mas a nossa vontade é entregá-lo à comunidade artística e a projectos emergentes. Este é um espaço para arriscarem" conclui. 

Rua das Gaivotas 6 (Santos). Inaugura Sáb 17.00. Exposição até 18 de Novembro 14.00-20.00.

Mais cultura em Lisboa:

+ Dez peças de teatro em Lisboa obrigatórias em Novembro

+ Casar a arte com a tecnologia no The New Art Fest

Últimas notícias

    Publicidade