A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vamos mesmo ter de esperar até 2024 para ver o filme perdido de Jerry Lewis?

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

A morte de Jerry Lewis, no domingo, 19 de Agosto, voltou a lembrar que há ainda um filme do comediante que nunca viu a luz do dia. The Day the Clown Cried, ou o projecto maldito de Lewis que muito poucos viram na íntegra, está na Biblioteca do Congresso dos EUA desde 2015, mas a instituição comprometeu-se a passar o filme apenas em 2024. Agora que o comediante norte-americano morreu, pede-se nas redes sociais que o filme seja exibido já.

O filme de 1972, sobre um palhaço que é enviado para um campo de concentração para entreter crianças judias no caminho para as câmaras de gás, foi entregue à Biblioteca do Congresso pelo próprio Lewis, juntamente com o seu espólio. É nesta biblioteca que a história do cinema norte-americano está guardada. Todos os anos são acrescentados novos títulos ao seu espólio de forma a que a herança cinematográfica norte-americana perdure na história.

Foi por isso que Lewis entregou The Day the Clown Cried, apesar deste nunca se ter estreado, nem ter sido exibido ao público. Foram muito poucas as pessoas que o viram e o actor, argumentista e realizador chegou a dizer que não queria que o filme fosse visto e que se isso acontecesse lhe causaria vergonha. “[Ainda bem] que tinha o poder de o conter e nunca deixar ninguém vê-lo. Era mau, mau, mau. Podia ter sido poderoso, mas escorreguei”, disse uma vez numa entrevista ao Hollywood Reporter.

Mas não foi só por causa da qualidade da obra que esta nunca foi vista, o tema, conhecido por todos porque há muito que o argumento é público, prometia também gerar muita controvérsia.

No entanto, dado o estatuto mítico que The Day the Clown Cried atingiu, o curador de cinema da Biblioteca do Congresso garantiu em 2015 que o filme seria exibido ao público, mas nunca antes de Junho de 2024.

Ainda recentemente, imagens do filme entraram num documentário da BBC intitulado The Story of The Day the Clown Cried. Rapidamente esses excertos foram parar ao YouTube e novamente se voltou a pedir a exibição do filme.

Depois da trágica e triste notícia de domingo, várias pessoas parecem não querer esperar e nas redes sociais ecoam novamente os pedidos para que o filme seja mostrado agora. Até agora, não houve qualquer resposta por parte da instituição norte-americana.


Para lembrar Jerry Lewis:

+ Sete papéis inesquecíveis do cómico destravado

Últimas notícias

    Publicidade