Turistas na Mouraria
Fotografia: Arlindo CamachoMouraria

Três visitas comentadas a não perder esta semana

Os segredos de um bairro tradicional, de um museu e até de um hospital parcialmente destruído pelo Terramoto de 1755. Cultive-se numa destas visitas comentadas.

Publicidade

Três visitas comentadas a não perder esta semana

  • Arte
  • Castelo de São Jorge

Sabe por que é que a Associação Renovar a Mouraria foi criada? E com que meios? Estas perguntas podem ser respondidas nesta passeata pelo bairro organizada pela própria Associação, que celebra o décimo aniversário por estes dias. Voltam-se a percorrer as ruas do bairro da Mouraria, os seus recantos escondidos e as histórias mais bizarras que por ali se desenrolaram.

Ponto de encontro: Capela de Nossa Senhora da Saúde (Martim Moniz). Sáb, 17 de Março, 17.30

2. Visita ao Hospital dos Capuchos

Parcialmente destruído pelo Terramoto de 1755, sofreu várias transformações ao longo dos séculos. Em 1836, a rainha D. Maria II fundou nas suas instalações o Asilo de Mendicidade de Lisboa. Actualmente é o Hospital de Santo António dos Capuchos e possui um rico património azulejar. É lá que também se encontra um dos mais antigos relógios de sol, portanto restam-lhe poucas desculpas para não se inscrever na visita da Lisboa Cultura – Visitas Comentadas, para conhecer o hospital ao pormenor.

Alameda de Santo António dos Capuchos. Inscrições: lisboa. cultural@cm-lisboa.pt. Ter, 20 de Março 15.00. Entrada livre.

Publicidade
  • Arte
  • Fotografia
  • Intendente

O Arquivo Municipal de Lisboa esconde, além dos tesouros da história da cidade, uma série de exposições fotográficas que lhe vão passando ao lado. Portanto, para que isso não aconteça, acompanhe a visita comentada às exposições patentes no Arquivo, um compêndio de observações fotográficas – “luz e cegueira”, de Valter Ventura; e “Sinfonia de Neptuno”, de Luís Quinta.

Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico. Rua da Palma, 246. Inscrições: lisboa.cultural@cm-lisboa.pt ou 21 817 0593. Qua, 14 de Março, 15.00. Entrada livre.

Esta semana em Lisboa

  • Noite

A noite lisboeta é uma coisa cada vez mais composta, com tanto de pop como de independente. Dá para todos e para as sonoridades e ambientes que mais se adequam ao seu gosto. Esta semana sugerimos nove festas, de vários estilos, que não pode perder. Sendo que, claro, não vai conseguir ir a todas. Se conseguir, damos-lhe uma taça. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade