Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores Maigret da televisão e do cinema

Os melhores Maigret da televisão e do cinema

Rowan Atkinson interpreta o comissário Maigret numa nova série em exibição no FOX Crime. Recorde outros actores que deram vida à criação de Georges Simenon

Maigret (2016)
©DR Maigret de Ashley Pearce
Por Eurico de Barros |
Publicidade

Alguns poderão estranhar que um actor cómico como Rowan Atkinson surja agora a personificar o comissário Jules Maigret de Georges Simenon numa nova série no FOX Crime. Mas a verdade é que o lendário polícia francês já foi interpretado, na televisão bem como no cinema, não só por actores franceses como Jean Gabin, Jean Richard ou Bruno Cremer, mas também por outros britânicos, como Charles Laughton, Rupert Davies ou Michael Gambon, e mesmo por um italiano, o popular Gino Cervi. E ainda por vários actores russos e até por um japonês, em filmes de que não existem imagens disponíveis. 

Recomendado: Dez séries nórdicas policiais indispensáveis

Os melhores Maigret da televisão e do cinema

Charles Laughton

O grande actor inglês foi o primeiro da sua nacionalidade a interpretar o comissário Jules Maigret, em O Homem da Torre Eiffel, uma co-produção franco-americana de 1950, realizada por um outro conhecido nome da representação: Burgess Meredith, que também fez parte do elenco. Charles Laughton ficou-se por esta passagem pela imortal personagem criada por Georges Simenon.

Jean Gabin

Considerado, muito justamente, um dos melhores intérpretes de sempre de Maigret, só comparável a Jean Richard (este na televisão), Jean Gabin personificou, com o seu consabido carisma, o lendário comissário da polícia de Paris em três filmes, todos muito conseguidos: Desafio ao Crime, de Jean Dellanoy (1958), O Inspector Maigret, também de Dellanoy (1959) e A Fúria de Maigret, de Gilles Grangier (1963).
Publicidade

Rupert Davies

Foram 52 os episódios adaptados dos casos de Maigret que o inglês Rupert Davies interpretou para a BBC, a começar em 1960. Esta série chegou a ser dobrada para ser exibida em França, e Georges Simenon gostou tanto da forma como Davies deu corpo à sua criação, que o presenteou com um dos livros de Maigret, que tinha a seguinte dedicatória: “Para o meu Maigret perfeito”.

Gino Cervi

O popularíssimo actor italiano, intérprete da personagem de Peppone nos filmes da série Don Camilo, ao lado de Fernandel, também se aventurou a personificar Maigret, na televisão, entre 1964 e 1972. Além de ter tido muito sucesso no seu país, Cervi viu-se também elogiado pelo próprio Georges Simenon, que era seu admirador e o considerou um dos melhores Maigret.
Publicidade

Jean Richard

Este é talvez o Maigret favorito da grande maioria dos leitores dos casos do comissário criado por Simenon, e mesmo de quem só o conhece do cinema e da televisão francesa, e não só. A série que Jean Richard interpretou tornou-se num clássico da televisão, tendo sido emitida de 1967 a 1990. Simenon, no entanto, embirrou com Richard, porque, dizia ele, o seu Maigret “nunca tira o chapéu quando entra numa sala”.

Bruno Cremer

O veterano actor francês foi o comissário Maigret na televisão entre 1991 e 2005, sucedendo a Jean Richard no papel. Há até quem prefira a sua maneira de interpretar o comissário à deste, e a verdade é que a estadia de Cremer no papel foi bastante longa, tendo-se prolongado por 54 episódios. (Jean Richard ainda detém o recorde, com mais de 80 episódios na pele de Maigret).
Publicidade

Michael Gambon

O actor que mais tarde viria a ser Albus Dumbledore nos filmes da saga Harry Potter também deu vida, e de forma bastante convincente, ao comissário Jules Maigret na televisão inglesa, numa série que teve doze episódios e durou entre 1992 e 1993. Michael Gambon sucedeu na personagem a Richard Harris, que viveu Maigret num telefilme de 1988, e tão mal, que não teria sequência.

Outras histórias televisivas

Filmes

Sete detectives da televisão pouco convencionais

Um padre católico, um detective fantasma, outro cego e lutador de artes marciais ou uma dona de casa com dons mediúnicos constam desta lista de investigadores policiais fora do comum, que protagonizaram séries de televisão de sucesso e de culto, entre os anos 60 e os nossos dias.

Cate Blanchett
DR
Filmes

Os melhores filmes e séries sobre rainhas de Inglaterra

Alguns dos melhores filmes e séries de televisão ingleses são do género histórico, e neste, destacam-se as produções sobre monarcas carismáticos, homens e mulheres, que se instalaram na imaginação colectiva dos espectadores (e não só dos britânicos). Isabel I e Vitória são duas das rainhas mais constantemente representadas no cinema e na televisão, tendo a primeira já sido interpretada por actrizes do calibre de Jean Simmons, Bette Davis, Glenda Jackson, Helen Mirren e Cate Blanchett, em séries como A Rainha Isabel ou Elizabeth I, ou em fitas que vão de Amor de Rainha e Duas Rainhas a Elizabeth. 

Publicidade