A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A água não é toda igual – comprove-o no primeiro bar de águas em Portugal

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

A marca de nutrição portuguesa Lev, há 17 anos a criar programas de refeições saudáveis para emagrecer, reinventou-se e criou o Water by Lev, um bar de águas especializado, que anunciam ser o primeiro da Europa.

“Nutrição não é só comer, é beber também”, afirma Cyril Decoret, responsável da marca, explicando o novo caminho da Lev, que trabalha agora directamente com um sommelier de águas, Alexis Durand, para mostrar as diferenças na bebida que tomamos sempre por garantida.

Na loja Lev do Saldanha, totalmente renovada (tal como as das Amoreiras e, mais a norte, Coimbra, Guimarães e Porto), há águas vindas dos icebergues da Gronelândia, das montanhas da Áustria ou do lago mais profundo e limpo do planeta na Rússia. Para beber todos os dias por prazer, por razões médicas ou bem-estar ou para celebrar ocasiões especiais. No total, há cerca de 50 referências de água de todo o mundo, 20 delas completamente sem açúcares, cada qual com diferentes benefícios devido à sua composição mineral e nutricional, com preços que vão dos 1,75€ aos 12€.

Há cerca de 50 referências de água neste bar
Fotografia: DR

No almoço de apresentação à imprensa, o chef Luís Gaspar (Sala de Corte, Casa Lisboa) preparou um menu com produtos Lev e o francês Alexis Durand, que se formou inicialmente como escanção de vinhos e fez uma especialização em águas, fez o pairing com águas. “É tão difícil o pairing com as águas como com os vinhos. Há vários tipos de água”, explica. Mas ao contrário do vinho, cuja primeira análise numa prova é o cheiro e a cor, na prova da água é preciso estar mais atento aos detalhes, muito menos evidentes. É preciso provar várias vezes e ter em atenção que quanto menos minerais, menos sabor.

É, aliás, importante ir bebendo várias águas e intercalar a água da torneira com a engarrafada – os especialistas alertam: se não comemos o mesmo todos os dias, porquê beber sempre a mesma água?

Além das águas, expostas cuidadosamente na prateleira, com garrafas, latas e rótulos bem díspares, a Lev fez também uma parceria com a Companhia Portugueza do Chá, de onde resultou uma gama de quatro variedades, já à venda nas lojas.

Avenida Miguel Bombarda, 59B (Saldanha). 21 314 4531. Seg-Sex 09.00-21.00, Sáb 09.00-14.00. 

Restaurantes saudáveis em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade