A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A cozinha é uma moda? Uma nova série põe os chefs portugueses a falar sobre o assunto

Escrito por
Catarina Moura
Publicidade

Temos um património inacreditável na área da gastronomia, acredita Nuno Diniz, chef e formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. “As pessoas se calhar não entendem que o têm porque sempre tiveram”, explica no primeiro vídeo de seis minutos que faz parte da série A Moda da Cozinha. São 25 episódios curtos que vão resultar num documentário que quer perceber se este momento que se vive na gastronomia é uma moda e registar o entusiasmo em torno desta área.

A esta pergunta, o chef Alexandre Silva, do Loco, responde logo no genérico: “Eu não acho que haja uma moda da cozinha, as pessoas estão é mais bem informadas”. É um dos entrevistados destes pequenos vídeos que se dedicam sempre a um só chef. Estão lá Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Hugo Brito ou Ricardo Costa e no documentário a ser lançado dentro de um ano vão ouvir-se declarações e entrevistas de 50 entrevistados ligados ao universo da gastronomia, de chefs a produtores.

A Moda da Cozinha é um documentário de Paulo Amado, das Edições do Gosto, e de Tiago Pereira, também do projecto A Música Portuguesa a Gostar dela Própria. “Queremos cristalizar este momento único, com toda esta força de país em mudança. Vamos valorizar esse aspecto fundamental da cultura que é a Gastronomia”, escreve Paulo Amado no site do projecto.

Há muito material que Paulo e Tiago continuam a recolher e que ficará de fora destes pequenos episódios e do documentário final, por isso há ainda a possibilidade de surgirem outros formatos que revelem mais destas entrevistas, explica è Time Out Paulo Amado. 

Os episódios são lançados no Youtube e no site de quinze em quinze dias. O próximo ouve as opiniões de João Rodrigues (na imagem).


Os 20 melhores chefs de Lisboa

A próxima ceia: os jovens chefs que queremos continuar a acompanhar

Últimas notícias

    Publicidade