A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Europa canta connosco: Eurovisão arranca esta terça-feira

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

A Torre de Babel musical chamada Festival Eurovisão da Canção está instalada em Lisboa, e na RTP, até sábado. Temos os números e os detalhes do acontecimento.

Cerca de 30 mil estrangeiros esperados em Lisboa; 43 países participantes, num total de mil pessoas incluídas nas respectivas delegações; 1600 jornalistas de todas as latitudes; mais de 100 mil pessoas envolvidas, da organização ao público; 200 milhões de espectadores previstos em todas as transmissões televisivas da RTP, apresentadas por Catarina Furtado, Daniela Ruah, Filomena Cautela e Sílvia Alberto.

São estes os números do 63º Festival Eurovisão da Canção (com os extra-europeus Austrália, Azerbaijão e Israel à mistura), cuja final se realiza no sábado, na Altice Arena, em Lisboa, tendo a participação dos 20 países apurados nas duas semifinais – a primeira acontece já nesta terça-feira e a segunda é na quinta-feira.

Há seis países automaticamente qualificados para a final. Portugal, vencedor da edição 2017, com Salvador Sobral e “Amar Pelos Dois”, representado por Cláudia Pascoal com a canção “O Jardim”; e os Big Five, os históricos do festival: Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido.

Nesta final, todos os países participantes têm o direito de votar. E todos constam também do álbum de compilação oficial do festival. 

+ Salvador Sobral e Caetano Veloso actuam na final da Eurovisão

Últimas notícias

    Publicidade