A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Rosinha
Fotografia: Mariana Valle LimaRosinha

A Feira da Luz já tem cartaz e inclui nomes como Gisela João, Rosinha e Agir

Não há Santos Populares, mas há Feira da Luz, um dos eventos alfacinhas mais aguardados do ano. Entre 27 de Agosto e 25 de Setembro, a cidade vai ter mais um mês de festa com muita música e não só.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Animação de rua, actividades para crianças, artesanato ou exposições compõem a programação da Feira da Luz, que decorre entre 27 de Agosto e 25 de Setembro, em Carnide. Mas o grande chamariz é o cartaz musical que vai animar o palco instalado no Jardim da Luz, sempre a partir das 21.30.

A feira arranca a 27 de Agosto com a banda Carapaus Azeite e Alho, animado conjunto musical que aposta na interpretação de clássicos da música portuguesa. A 3 de Setembro é o cantor Ivo Lucas que toma o leme do microfone e no dia seguinte a animação estará sob a responsabilidade dos HMB.

Na semana seguinte, os Kumpania Algazarra tocam a 9 de Setembro, seguindo-se o cantor Matay, no dia 10. A 16 de Setembro, sobe ao palco Jorge Guerreiro e no dia 17 há fado com Gisela João. Já o verdadeiro espírito popular tem data marcada para 23 de Setembro, com Rosinha a armar o arraial na Feira da Luz. Os últimos dias de concertos estarão a cargo de Rita Guerra, a 24 de Setembro, e Agir, que encerra a festa no dia 25 desse mês.

A programação da Feira da Luz inclui outras actividades que acontecem durante o dia, como teatro, dança, actividades para crianças, exposições ou artesanato, que pode consultar no site da Junta de Freguesia de Carnide, a organizadora deste evento desde 2014.

A história da Feira da Luz remonta ao século XV e tem origem numa romaria tradicional que se realizava em Setembro no Santuário da Nossa Senhora da Luz, onde além dos comes e bebes se vendiam medalhas, registos de santos, rosários e outros objectos religiosos. Nos moldes actuais, já foi nomeada para Melhor Festividade nos Iberian Festival Awards de 2019 e para uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular, em 2020.

Feira da Luz. Jardim da Luz. 27 de Agosto a 25 de Setembro. Entrada livre.

+ As máscaras estão de volta para o Operafest no Jardim do MNAA

+ Em Cascais, o sunset faz-se ao som de grandes nomes da música brasileira

Últimas notícias

    Publicidade