A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Gulbenkian vai levar-nos numa viagem sensorial ao interior da mente

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Será mais vasto que o céu. A exposição que inaugura este sábado, 16, na Gulbenkian parte de um poema de Emily Dickinson (The brain is wider than the sky) e a sua missão é simples (se é que alguma coisa relacionada com o cérebro se possa classificar como simples): celebrar a complexidade da mente humana através das suas múltiplas representações, da arte à ciência ou até a filosofia.

“Cérebro – mais vasto que o céu” é uma exposição que junta documentos históricos, actividades interactivas, infografias, pintura e modelos tridimensionais para explicar, a gente de todas as idades, como funciona afinal o cérebro humano. Há um cérebro com 500 milhões de anos, um cérebro moderno, uma sinapse interactiva gigante, fragmentos de um papiro egípcio, um quadro da artista Bridget Riley, uma orquestra de cérebros e até robots pintores de Leonel Moura que fazem telas em tempo real durante todo o período da exposição.

Há três núcleos temáticos que compõem o cenário: No Princípio não Havia Cérebros, Pense no Cérebro e Mentes Artificiais. No primeiro núcleo é explicado o processo de recepção de informação sensorial e a execução de programa motores – a peça principal é um neurónio gigante suspenso no tecto que simula sinapses.

No segundo núcleo há uma Orquestra de Cérebros, um mecanismo no qual os visitantes podem ver e ouvir a sua actividade cerebral através de um capacete que capta os sinais e os projecta numa tela – a tradução em sons foi desenvolvida por Rodrigo Leão. O último módulo da exposição aborda a tecnologia e como ela actua no âmbito da inteligência artificial e da robótica. Aqui é também mostrado como a actividade cerebral está a ser utilizada para controlar utensílios externos e como esta tecnologia é aplicada em contexto biomédico em doentes com incapacidades motoras.

Os visitantes poderão jogar Mindball, um jogo de futebol mental em que dois jogadores se defrontam movimentando uma bola em direção à baliza do adversário com base nas suas ondas cerebrais.

Edifício Sede – Galeria Principal. Av. de Berna, 45A. Inaugura sábado até 10 de Junho. Qua-Seg 10.00-18.00. 5€.

+ Exposições para ver este fim-de-semana em Lisboa 

Últimas notícias

    Publicidade