A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A hora muda no domingo: chegaram os dias compridos

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

No próximo domingo, voltamos ao horário de Verão. Como os relógios devem ser adiantados 60 minutos, os dorminhocos têm menos uma hora para pôr o sono de beleza em dia, mas mais horas de sol para aproveitar.

O horário de Verão chega este fim-de-semana: às 01.00 da madrugada de domingo, 31 de Março, os relógios adiantam-se uma hora.

Aplicada em plena Primeira Guerra Mundial, para economizar energia e combustível, a ideia de adiantar o relógio uma hora no Verão para aproveitar a luz natural remonta a 1784. O denominado Daylight Saving Time foi sugerido pela primeira vez por Benjamin Franklin, numa carta publicada no The Journal of Paris, em que defendeu a rentabilização da hora solar com recurso a cálculos sobre a quantidade de velas que seriam poupadas se fossemos todos mais madrugadores.

Anos mais tarde, em 1905, o construtor britânico William Willet voltou a sugerir o adiantamento dos relógios, mas foi na Alemanha – e não em Inglaterra – que o horário de Verão foi adoptado pela primeira vez, a 30 de Abril de 1916. Portugal começou a respeitar a mudança de hora nesse mesmo ano, embora tenha interrompido a prática inúmeras vezes. 

Este ano, a hora legal voltará a mudar, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a 27 de Outubro, marcando a mudança para o regime de Inverno, atrasando os relógios uma hora. Em 2020, as mudanças de hora vão ocorrer nos dias 29 de Março e 25 de Outubro.

O fim da mudança de hora está próximo?

No final de Agosto do ano passado, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou que a instituição iria propôr o fim da mudança de hora na União Europeia. Na última terça-feira, 26 de Março, o Parlamento Europeu pronunciou-se, em Estrasburgo, a favor da proposta, mas o primeiro-ministro português, António Costa, já defendeu que Portugal deve manter o actual horário bi-anual.

Segundo o parlamento, caberá a cada Estado-membro decidir se quer aplicar a hora de Verão ou a de Inverno, embora devam coordenar entre si a escolha das respectivas horas legais, para salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno – a decisão terá de ser comunicada a Bruxelas até 1 de Abril de 2020, tendo em conta que o última mudança obrigatória para a hora de Verão deverá ocorrer no último domingo de Março de 2021. 

+ Matinés em Lisboa: o domingo à tarde é o novo sábado à noite

Últimas notícias

    Publicidade