A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
city life index
Time Out Portugal

A hora muda no domingo: os dias vão ficar mais curtos e frios

No fim-de-semana voltamos ao horário de Inverno: na madrugada de domingo todos os relógios vão atrasar 60 minutos.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A mudança da hora, em Portugal continental e na Madeira, acontece na madrugada de domingo, 25 de Outubro, às 02.00 (passa para a 01.00). Nos Açores, a mudança é à 01.00, com os relógios a atrasar para a meia-noite. Mas não vale a pena ficar já aborrecido: apesar da descida das temperaturas e das chuvas torrenciais, deixadas pela passagem de tempestades como a depressão Bárbara, é uma boa altura para começar a fazer maratonas caseiras de cinema ou rever os melhores sítios para beber chocolate quente.

Aplicada em plena Primeira Guerra Mundial, para economizar energia e combustível, a ideia de adiantar o relógio uma hora no Verão para aproveitar a luz natural remonta a 1784. O denominado Daylight Saving Time foi sugerido pela primeira vez por Benjamin Franklin, numa carta publicada no The Journal of Paris, em que defendeu a rentabilização da hora solar com recurso a cálculos sobre a quantidade de velas que seriam poupadas se todos fossem mais madrugadores.

Anos mais tarde, em 1905, o construtor britânico William Willet voltou a sugerir o adiantamento dos relógios, mas foi na Alemanha – e não em Inglaterra – que o horário de Verão foi adoptado pela primeira vez, a 30 de Abril de 1916. Portugal começou a respeitar a mudança de hora nesse mesmo ano, embora tenha interrompido a prática inúmeras vezes.

Este ano, a hora legal muda, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a 25 de Outubro, marcando a mudança para o regime de Inverno, com os relógios a atrasar uma hora. Em 2021, as mudanças de hora vão ocorrer nos dias 28 de Março e 31 de Outubro. Mas a mudança de hora poderá vir a realizar-se pela última vez nesse mesmo ano.

No final de Agosto de 2018, o então presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou que a instituição iria propôr o fim da mudança de hora na União Europeia. Em Março de 2019, o Parlamento Europeu pronunciou-se, em Estrasburgo, a favor da proposta, mas vários ministros nacionais, incluindo o português António Costa, manifestaram interesse em manter o actual horário bi-anual, razão porque os eurodeputados optaram, em reunião, por atrasar as medidas, como é possível ler na decisão publicada online.

Segundo o parlamento, caberá a cada Estado-membro decidir se quer aplicar a hora de Verão ou a de Inverno, embora devam coordenar entre si a escolha das respectivas horas legais, para salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno – a decisão deveria ter sido comunicada a Bruxelas até 1 de Abril de 2020. A proposta actual é, contudo, que a última mudança obrigatória para a hora de Verão decorra no último domingo de Março de 2021, com os Estados-membros que prefiram manter o horário de Inverno a acertar também os relógios no último domingo de Outubro. Após essa data, as mudanças de hora sazonais deixariam de ser possíveis.

+ Ó malhão, malhão: descubra os casacos de malha para a estação fria

+ Leia, já, grátis, a edição Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade