A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A rocha de Bordallo II passa a Páscoa na praia de Carcavelos

Escrito por
Carolina Quaresma
Publicidade

Inspirado pela série da National Geographic “One Strange Rock”, Bordalo II criou uma peça de arte para alertar para o perigo da poluição nos mares e oceanos do Planeta Terra.

Já lhe falámos sobre a série, composta por dez episódios, que conta a história do Planeta que habitamos a partir da perspectiva dos astronautas. Agora, é a vez de peça, em exibição em plena praia de Carcavelos, a partir de hoje e até dia 2 de Abril — portanto aproveite uma pausa na Páscoa para ver tudo de perto.

A instalação de Bordallo II ilustra a Terra e foi construída com plásticos e lixos que foram encontrados pelos pescadores do concelho. Tem 4 metros de largura mais 8 metros de comprimento e 2 metros e meio de altura. São 300 quilos de desperdício concentrados numa grande rocha que tem o objectivo de alertar quem passa por ela para a importância de proteger os oceanos e o Planeta — o único em que existe vida humana, até prova em contrário. "Observamo-la como uma rocha estranha, tão estranha que parece não fazer parte desta ‘rocha’ onde nós vivemos. Assume-se como um pedaço (de lixo) que estava a mais no oceano e por isso a Natureza ‘cospe-a’ para a areia.”, define o artista em comunicado. Sobre o objetivo da obra, confirma as nossas suspeitas. “Pretendo sensibilizar para o cuidado e atenção ao nosso planeta, que não tem estado em boas mãos nas últimas décadas, porque mudar este cenário depende de cada um de nós. Para que um dia não seja preciso ter de ver o "One Strange Rock" para relembrar tudo aquilo que já destruímos”, explica.

+ Nesta Sexta-feira Santa há uma caminhada de 12 km pelo Guincho

Últimas notícias

    Publicidade