A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Alvalade vai ser a "Capital da Leitura" com uma série de eventos grátis

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

A vida e a obra de José Cardoso Pires inspira um conjunto de actividades agendado para os dias 7 a 13 de Maio.

O cenário é a freguesia de Alvalade, onde diversos parceiros promovem entre 7 e 13 de Maio uma série de actividades em redor do livro e da literatura. Antes que pergunte, todas elas têm entrada gratuita e acontecem em diferentes locais. 

A iniciativa arranca no dia 7 com uma visita à Mostra Documental e Exposição sobre José Cardoso Pires, na Torre do Tombo, que ao longo da semana acolherá Ateliês de Conservação e Restauro (participe mediante inscrição prévia), sendo ainda o palco da apresentação da obra “Fuga de Cérebros. Retratos da emigração portuguesa qualificada” e de uma conversa com Francisco Vale, editor da obra de José Cardoso Pires. Neste mesmo dia, na Capital da Leitura, designação em que Alvalade se irá converter, será lançada numa sessão conduzida pelo jornalista José Mário Silva na Biblioteca Nacional de Portugal, a que se juntam convidados como Mário de Carvalho, João Ricardo Pedro e Gonçalo M. Tavares. 

A 8 de Maio é a vez de uma conversa entre a escritora Inês Pedrosa e o encenador João Silva, responsável pelo Grupo de Teatro Terapêutico, do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. O tema da censura dá o mote para este encontro na Appleton Square

Sábado, dia 12, será inaugurado um mural de homenagem ao autor de Balada da Praia dos Cães, junto ao Mercado de Alvalade, pelas 17.30, da autoria do artista português SKRAN.

Esta capital, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Alvalade, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Associação de Comerciantes de Alvalade, e com a parceria de várias entidades, será encerrada no dia seguinte com uma Feira do Livro Infantil. O destino é o Jardim dos Cravos, na Rua Teixeira de Pascoais, no Bairro das Estacas, onde marcarão presença entre as 10.00 e as 18.00 mais de uma dezena de editoras. À tarde, não perca o Laboratório de Contos, com os Contabandistas de Histórias.

+ O melhor de Alvalade 

Últimas notícias

    Publicidade