Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O melhor de Alvalade

O melhor de Alvalade

Não tem a fama de Campo de Ourique, o charme do Príncipe Real nem a história de Alfama, mas é um dos bairros mais lisboetas de Lisboa.

Alvalade
Arlindo Camacho
Publicidade

Alvalade é um bairro a ter em conta sempre que falamos do melhor da cidade. Andámos pelas ruas desenhadas a régua e esquadro e traçámos um roteiro para forasteiros e nativos. As novidades do bairro, as paragens obrigatórias, os pratos que não pode deixar de provar nos melhores restaurantes da zona e os melhores bares – tudo o que precisa de saber para pôr Alvalade na sua lista de prioridades está aqui. Por fim, guarde um tempo para as compras no Mercado de Alvalade (dizemos-lhe as bancas onde tem mesmo de parar).

Recomendado: Os melhores jardins e parques de Lisboa

O melhor de Alvalade

Garrafeira e Frutaria Morteira Santos
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Nove paragens obrigatórias na Avenida da Igreja

Uma pessoa pensa que vai só à Avenida da Igreja mas acaba por parar em Carcassone (a pastelaria), na Líbia (uma farmácia), na cidade das mil e uma noites (a pastelaria Nova Bagdad, baptizada, calculamos, antes da Bagdad original ter sido destruída pela guerra); passamos ainda por Helsínquia (outra pastelaria) e acabamos em Biarritz. Aí batemos com o nariz na porta: a mítica pastelaria no topo da avenida fechou. Há tanto para fazer que nós dizemos-lhe as nove paragens obrigatórias nesta avenida. 

Publicidade
Mercado de Alvalade
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Cinco paragens essenciais no Mercado de Alvalade

Se Alvalade é um bairro a ter em conta sempre que falamos do melhor da cidade, também o mercado é uma paragem obrigatória quando compras é o que quer fazer. Alguns dos melhores frescos de Lisboa estão aqui e estas são as cinco paragens essenciais que tem de fazer no Mercado de Alvalade.

Popular Alvalade
Arlindo Camacho
Noite

Os melhores bares de Alvalade

Não é o destino óbvio quando se fala em noite, mas em Alvalade também há vida depois das seis e aos fins-de-semana. Para tomar um aperitivo ou um digestivo, para dar volta ao bilhar grande, abanar as ancas ou a cabeça. Traçamos-lhe um mini-roteiro noctívago. Estes são os melhores bares de Alvalade.

Publicidade
Coisas para fazer

Oito novidades em Alvalade

No último ano, Alvalade ganhou ainda mais vida com novos restaurantes e lojas. Oito razões para explorar o bairro de uma ponta à outra.   

Lisboa bairro a bairro

Pérola de São Mamede
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Mercearias

Lojas tradicionais: mercearias

Casas centenárias, outras mais recentes, mas todas elas bem castiças e devidamente atafulhadas de História. Conheça o roteiro das melhores mercearias em Lisboa.

Publicidade
Drogaria Oriental
Fotografia: Manuel Manso
Compras

Lojas tradicionais: drogarias

Há histórias únicas, como a da drogaria que em tempos foi a barbearia do inimitável António Variações, outras mais correntes, mas todas elas estão associadas a armários repletos de objectos que dão um jeitaço lá em casa.

Casa de Cafés Solposto
Inês Félix
Compras, Alimentos especializados

Lojas tradicionais: chá e café

Quando terminar de ler as nossas sugestões a balança pode acusar uns quilos extra. Passamos a explicar: é que as misturas de chá e café não seriam as mesmas sem a companhia de bolachas, frutas caramelizadas, doces regionais e outros deliciosos demónios para a linha. Esqueça as preocupações, porque estas casas merecem mesmo uma visita.

Publicidade