Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As principais novidades em Alvalade
Maria do Mar
Maria do Mar, uma das mais recentes aquisições do bairro de Alvalade

As principais novidades em Alvalade

Andámos pelas ruas desenhadas a régua e esquadro e descobrimos o que cheira a novo no bairro de Alvalade.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

É um dos melhores bairros para viver em Lisboa, mas também é bom de visitar, principalmente se tiver miúdos, já que aqui há muitos sítios onde as crianças podem ser felizes. Se só precisa de uma pequena desculpa para regressar a Alvalade (partindo do princípio que não é um dos sortudos residentes), damos-lhe várias. No último ano, Alvalade ganhou ainda mais vida com novos espaços. Mesmo durante a pandemia houve quem não se acanhasse nisto do arriscar, contribuindo para o crescimento do bairro que tem cada vez mais oferta para locais e visitantes.

Recomendado: Alvalade: sete paragens obrigatórias na Rua Acácio Paiva

As principais novidades em Alvalade

Lovely Concept Store
Lovely Concept Store
Manuel Manso

Lovely Concept Store

Compras Grande Lisboa

A Avenida de Roma está mais vaidosa. A marca de jóias Lovely Breeze abriu a primeira loja física e juntou à receita da joalharia, as ilustrações, swimwear, roupa e malas de verga – está tudo debaixo do tecto da Lovely Concept Store. E “lovely”, diga-se amoroso, escrito num néon rosa choque, é a palavra certa para definir o espaço, todo em tons de rosa e em madeiras claras. As peças da Lovely Breeze estão dispostas nas bancadas centrais, com muitos dourados. Colares, brincos ou anéis, dos mais minimalistas às peças mais chamativas. A fazer-lhes companhia, há ilustrações de Vanessa Santos (@vanessa_s_illustration) e Sofia Ayuso (@sofiaayuso), e cadernos personalizados da Magapaper, que levou meia dúzia de sweats e t-shirts com frases de empoderamento para a loja. Os charriots, do lado esquerdo, estendem as colecções de swimwear da Nanai (@nanai_portugal) ou as peças fluídas da Catch My Legs (@catchmylegs). A juntar a isto está a Shop Charlotte, com malas feitas por artesãos portugueses e com materiais naturais como o vime, a palha e o junco. 

O Melhor da Minha Rua
O Melhor da Minha Rua
©Manuel Manso

O Melhor Croissant da Minha Rua (Alvalade)

Restaurantes Pastelarias Grande Lisboa

Aqui quem brilha é o croissant. André Cidade, que dá a cara pelo negócio, abriu a primeira loja d'O Melhor Croissant da Minha Rua em 2016, no centro de Sesimbra, e a partir daí foi vê-las multiplicarem-se que nem cogumelos. Em pleno estado de emergência nacional, abriu três novas lojas em Lisboa: primeiro em Alcântara e Odivelas, e mais recentemente em Alvalade. O segredo está na simplicidade do monoproduto – aqui o croissant não é folhado nem brioche, é um misto dos dois.

Publicidade
Appleton Garagem
Appleton Garagem
©Pedro Topa

Appleton Garagem

Arte Galerias Alvalade

A Appleton, fundada por Vera Appleton em 2007, é uma importante associação cultural que apoia várias áreas de expressão artística. Divide a sua programação entre dois espaços de uma antiga garagem: a Square, no piso superior, onde moram as exposições mais prolongadas; e a Box, no piso inferior, preparada para receber eventos ou exposições de curta duração. Mas há sempre vontade para mais e desde 2019 inclui a Appleton Garagem, um novo espaço de concertos com uma programação desenhada pelos músicos Manuel Mota e David Maranha.

The Wave Factory
The Wave Factory
Fotografia: Duarte Drago

Wave Factory

Coisas para fazer Alvalade

Primeiro surfa-se e depois come-se. Ou ao contrário. Na Wave Factory, em Alvalade, encontra tudo isto debaixo do mesmo tecto. Se quiser, há ainda um espaço de cowork para o seu negócio. O sistema da onda funciona através de um motor que bombeia a água e que a reutiliza através de um sistema fechado. A água é projectada a um ângulo de 90 graus, gerando ondas com uma altura máxima de um metro. Debaixo do tapete em que se surfa, existe um colchão insuflável que apara qualquer queda. Está temporariamente encerrada, devido à pandemia, mas à espera de apanhar uma onda melhor.

Outros bairros para descobrir

FV Concept
Mariana Valle Lima

As melhores lojas no Príncipe Real

Compras

Algumas das melhores concept stores em Lisboa têm morada no Príncipe Real, mas também há espaço para designers portugueses no bairro mais cool da cidade, onde há uma porta aberta a cada dois passos. É verdade que pode ir tropeçando nos turistas, mas há algumas portas onde tem mesmo de parar para entrar, seja para encher a casa (do vintage ao moderno), o armário (com direito a fatos de banho todo o ano), e até o quarto dos brinquedos dos miúdos. Estas são as melhores lojas no Príncipe Real. A oferta é variada e não desilude: é o bairro da família real das lojas. Conheça as melhores lojas no Príncipe Real.

Valsa
©Inês Félix

Coisas para fazer na Penha de França

Coisas para fazer

É uma das grandes áreas residenciais da cidade e uma das mais procuradas por uma população cada vez mais jovem. A razão principal é simples: o preço médio por metro quadrado (2973€) é inferior à média da cidade (3333€), sendo apenas mais elevado do que em Marvila ou no Beato. Mas nem tudo são casas na Penha de França. A migração de alguma população para este lado da cidade também resultou na abertura de novos projectos e negócios que podem ser só o começo de uma nova vida para a freguesia.

Publicidade
Magano Sopa de Cação
Fotografia: Ana Luzia

Os melhores restaurantes em Campo de Ourique

Restaurantes

A legião de fãs que Campo de Ourique colecciona no capítulo "melhor sítio para fazer vida de bairro" ganha fortes argumentos na categoria restaurantes. Não precisa de sair das fronteiras daquelas ruas ortogonais para encontrar tanto um pronto-a-comer para aqueles momentos em que não há marmita, como o restaurante de um chef onde se come produto português tratado com todas as honras que merece. É também a zona da mais badalada Padaria da Esquina, projecto de Vítor Sobral e o profeta Mário Rolando, ou dos croissants gulosos do Moço dos Croissants.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade