A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mural em Alvalade
©DR

As principais novidades em Alvalade

Andámos pelas ruas desenhadas a régua e esquadro e descobrimos o que cheira a novo no bairro de Alvalade.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

É um dos melhores bairros para viver em Lisboa, mas também é bom de visitar, principalmente se tiver miúdos, já que aqui há muitos sítios onde as crianças podem ser felizes. Se só precisa de uma pequena desculpa para regressar a Alvalade (partindo do princípio que não é um dos sortudos residentes), damos-lhe várias. No último ano, Alvalade ganhou ainda mais vida com novos espaços. Mesmo durante a pandemia houve quem não se acanhasse nisto do arriscar, contribuindo para o crescimento do bairro que tem cada vez mais oferta para locais e visitantes.

Recomendado: Alvalade: sete paragens obrigatórias na Rua Acácio Paiva

As principais novidades em Alvalade

  • Compras
  • Alvalade

Foram os primeiros a tornarem-se bra fitters em Portugal– e dificilmente terá serviço igual noutra loja. A Dama de Copas começou no Chiado mas já cresceu para os lados e abriu mais uma série de lojas em Lisboa. Exemplo disso é a de Alvalade, com cerca de 70 m2 que fica num edifício com tectos altos e azulejaria tradicional, mantendo-se fiel à beleza histórica do bairro. A loja segue o estilo de decoração das restantes, com inspirações nas divas de Hollywood, quadros educativos sobre lingerie e detalhes vintage na mobília e acessórios. Em vez de um balcão típico as lojas têm antes uma mesa redonda onde a consultora se senta com a cliente. Os serviços de aconselhamento mantêm-se personalizados, como sempre, e com um leque extenso de tamanhos e modelos para todas as ocasiões – soutiens de dia-a-dia, cai-cais, sports bra, roupa desportiva, colecção de noiva ou loungewear. Depois do aconselhamento, cada cliente ficará com uma ficha com o registo das peças experimentadas e compras, para facilitar visitas futuras e até compras online

  • Restaurantes
  • Padarias
  • Grande Lisboa

A nova loja da padaria criada por Diogo Amorim instalou-se no número 3B da Rua Acácio Paiva, em Alvalade. Além do pão de fermentação natural pela qual se tornou conhecida, a padaria tem novos produtos como o panettone ou vegan buns. No total, são agora 24 as variedades de pão disponíveis.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Lumiar

A cadeia Holmes Place não é novidade na cidade, mas no clube de Alvalade brotou por lá uma nova estação de treino: a Cross Training Box. A estrutura está dentro do clube para os adeptos de cross training que privilegiam os treinos funcionais poderem ter tudo à mão de semear. A Box está disponível através de marcação pela app do ginásio, e para quem não tem experiência pode optar por utilizar a Cross Training Box 30 minutos antes ou depois das aulas, uma vez que terá um profissional para o orientar: o Assistance Box.  

  • Arte
  • Arte

A fachada da Biblioteca Manoel Chaves Caminha, na Avenida Rio de Janeiro, está mais colorida e florida, graças à mais recente encomenda da Junta de Freguesia de Alvalade que decidiu dedicar ao fadista Carlos do Carmo, que morreu a 1 de Janeiro, uma obra de arte urbana. O mural é da autoria do artista Mário Belém, que não quis cair no chavão óbvio da varina e substituiu a figura por uma menina e moça sentada numa pilha de livros – fado esse que desde a morte de Carlos do Carmo passou a ser a canção de Lisboa. A imagem é complementada com outros elementos alusivos à cidade como um vinil de Carlos do Carmo, um manjerico, o Santo António, monumentos, eléctricos e até um corvo.

 

Outros bairros para descobrir

  • Compras

Algumas das melhores concept stores em Lisboa têm morada no Príncipe Real, mas também há espaço para designers portugueses no bairro mais cool da cidade, onde há uma porta aberta a cada dois passos. É verdade que pode ir tropeçando nos turistas, mas há algumas portas onde tem mesmo de parar para entrar, seja para encher a casa (do vintage ao moderno), o armário (com direito a fatos de banho todo o ano), e até o quarto dos brinquedos dos miúdos. Estas são as melhores lojas no Príncipe Real. A oferta é variada e não desilude: é o bairro da família real das lojas. Conheça as melhores lojas no Príncipe Real.

  • Coisas para fazer

É uma das grandes áreas residenciais da cidade e uma das mais procuradas por uma população cada vez mais jovem. A razão principal é simples: o preço médio por metro quadrado (2973€) é inferior à média da cidade (3333€), sendo apenas mais elevado do que em Marvila ou no Beato. Mas nem tudo são casas na Penha de França. A migração de alguma população para este lado da cidade também resultou na abertura de novos projectos e negócios que podem ser só o começo de uma nova vida para a freguesia.

Publicidade
  • Restaurantes

A legião de fãs que Campo de Ourique colecciona no capítulo "melhor sítio para fazer vida de bairro" ganha fortes argumentos na categoria restaurantes. Não precisa de sair das fronteiras daquelas ruas ortogonais para encontrar tanto um pronto-a-comer para aqueles momentos em que não há marmita, como o restaurante de um chef onde se come produto português tratado com todas as honras que merece. É também a zona da mais badalada Padaria da Esquina, projecto de Vítor Sobral e o profeta Mário Rolando, ou dos croissants gulosos do Moço dos Croissants.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade