Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

O melhor de Alvalade para as crianças
Alvalade não tem a fama de Campo de Ourique nem o charme do Príncipe Real, mas é um dos bairros preferidos das famílias lisboetas.
Não é o bairro mais óbvio quando falamos do melhor da cidade, mas Alvalade tem conquistado cada vez mais famílias, que não passam sem uma voltinha na movimentada Avenida da Igreja, não resistem aos pratos dos seus restaurantes, já sabem os nomes dos senhores das bancas do Mercado de Alvalade de cor, e vão assistindo ao nascimento de muitas novidades. Então e as crianças? As crianças não foram esquecidas e encontram no bairro atracções à sua medida: da clássica gelataria Conchanata às lojas-irmãs Maria do Mar, cheias de brinquedos e móveis para eles.
Recomendado: Alvalade está no top 20 dos bairros mais cool do mundo
O melhor de Alvalade para as crianças
Biblioteca Manoel Chaves Caminha
Epopeias contadas às crianças, encontros com escritores e um clube de leitura. A biblioteca da Avenida Rio de Janeiro reabriu em Março de 2019 com a promessa de um intenso programa de actividades. Agora já nem é preciso tocar à campainha para entrar e, no segundo andar, há uma sala dedicada ao público infanto-juvenil, com livros, jogos e uma tenda de circo para brincadeiras entre histórias de encantar.
Conchanata
A abertura de cada nova temporada de excelência para os gelados produz um efeito viral para as bandas da Avenida da Igreja. A fila na Conchanata pode testar os graus de paciência dos mais novos, mas um clássico de Alvalade é um caso sério. Assunto arrumado. Para mais, a história dos Gelados Itália Conchanata, ou apenas Conchanata, para os amigos, perde-se nos confins de 1948, quando Quintílio e Alfo Tarlattini, pai e filho, inauguraram a casa. Os gelados continuam na família, sempre artesanais, agora sem glúten.
Fábrica 22
Aqui não somos pela violência, mas mandar uns tiros com metralhadoras de laser pode ser muito divertido. O lasertag é o prato forte da Fábrica 22 e o primo direito do paintball, mas daqui ninguém sai pintalgado. Basta apurar a pontaria.
Maria do Mar
Já era uma perdição clicar no site da Maria do Mar, com artigos para festas infantis e para os quartos dos miúdos, mas quando a loja ganhou morada própria, perto da Avenida da Igreja, transformou-se logo numa das nossas preferidas para crianças. O espaço é fotogénico, colorido e cheio de boas energias, exactamente como o quarto de qualquer criança devia ser. Mochilas, baloiços, brinquedos e muitos insufláveis são algumas das coisas que pode encontrar por lá.
Mercantina Alvalade
Este restaurante operou uma pequena revolução em Alvalade. Primeiro porque trouxe uma nova massa de pizzas para a mesa, de tradição napolitana, mais fofa, mas fina; segundo porque usa o Ferrari dos fornos para as cozer, com selo Stefano Ferrara, feito em Nápoles, e com pedra vulcânica na base, onde a pizza está entre 60 e 90 segundos; último porque não só serve os clássicos das pizzarias, margherita, marinara ou diavola, como outros pratos italianos assinados pelo chef genovês Giorgio Damasio. Para os mais novos há o menu Bambini Amici – gratuito por cada criança acompanhada por um adulto e válido de domingo a quarta-feira – com um desafio especial para completar: o Cara de Pizza.
O Prego da Peixaria – Alvalade
O Prego da Peixaria aprimorou a forma como os lisboetas comiam os pregos. Deu-lhe o bolo do caco da Madeira em vários sabores, deu-lhe nacos de atum, cogumelos portobello e bifes do lombo de qualidade, muniu-o com produtos como o queijo da Ilha, o abacate ou a maionese de manjericão e com isto criou uma legião de fãs. Mas um prego é um prego — e não há criança que lhe diga que não. A loja de Alvalade, quarta da marca, veio responder à procura: mais espaço que as anteriores e uma esplanada perfeita para famílias em dias de sol.
Parque José Gomes Ferreira
É dos melhores parques de Lisboa para se fazer um piquenique. Tem árvores por todo o lado, incluindo oliveiras e alfarrobeiras, e duas zonas de mesas, uma delas com um grelhador. Aos fins-de-semana há quem vá logo pela manhã para marcar lugar e pode ser difícil meter a carne toda no assador. Em qualquer caso, não há nada melhor do que estender a toalha mesmo sobre a relva, no meio das flores. Escolha o pequeno vale, do lado do quiosque, onde às vezes há DJs a pôr música. Também pode levar o cão: é um dos grandes pontos de encontro dos bichos do bairro.
Pasta Non Basta – Alvalade
O segundo Pasta non Basta da cidade foi pensado à medida dos longos finais de tarde de Verão – quando não faz mal atrasar a hora do banho-jantar-xixi-cama. Este italiano com esplanada é muito mais do que uma pizzaria, apesar de também ter pizzas – e das boas: há polpette al sugo (almôndegas com molho de tomate) e os infalíveis spaghetti alla carbonara e pappardelle alla bolognese.
WareHouse by Maria do Mar
A família Maria do Mar tem crescido em Alvalade. A irmã mais nova, que nasceu no Verão de 2018 onde antes morou uma fábrica de marmelada, é o paraíso para qualquer família decorar o quarto dos mais novos, com mobiliário com design consciente e acessórios cheios de pinta. Depois da primeira visita, será uma tentação mudar-se para o armazém de 400 metros quadrados. Mas vá, tenha lá juízo.
Lisboa dos pequenitos, bairro a bairro
O melhor do Parque das Nações para as crianças
A zona oriental de Lisboa estava completamente adormecida até 1998, quando a EXPO fez nascer o grandioso Parque das Nações. "EXPO? O que é isso?", perguntam aos pais os filhos dos anos 2000. Se não lhe apetece fazer uma longa viagem pelo corredor da memória, o melhor é enfiá-los no carro e partir à descoberta do bairro à beira Tejo.
O melhor do Príncipe Real para as crianças
Por ocasião dos 50 anos da Time Out, os editores de todo o mundo elegeram os 50 bairros mais cool do momento. O Príncipe Real ficou em 5.º lugar. Os restaurantes e lojas com mais pinta da cidade sucedem-se – e todos os dias parecem nascer novidades. Neste oásis para alfacinhas e turistas, cujo epicentro é o Jardim do Príncipe Real, os mais novos não foram esquecidos.
O melhor de Belém para as crianças
Os meninos andam a estudar os Descobrimentos? Feche-lhes o livro de História e leve-os a Belém. Alguns dos monumentos mais emblemáticos do bairro histórico à beira rio são do tempo em que os portugueses partiram à descoberta do mundo. Mas há muito mais para fazer em família além de visitar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém ou o Padrão dos Descobrimentos.
O melhor de Monsanto para os miúdos
O quarto dos brinquedos virado do avesso, os miúdos à bulha, a televisão aos gritos. O cenário é-lhe familiar? A solução é arrancá-los de casa. No pulmão verde da cidade, não faltam lugares para entreter os mais novos e deixá-los tão cansados, tão cansados, que no regresso a casa nem têm energia para desarrumações ou discussões.