A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Maria do Mar
DR

O melhor de Alvalade para as crianças

Não tem a fama de Campo de Ourique, nem o charme do Príncipe Real, mas Alvalade é um dos bairros preferidos das famílias lisboetas.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Alvalade tem conquistado cada vez mais famílias, que não passam sem uma voltinha na movimentada Avenida da Igreja, não resistem aos pratos dos seus restaurantes, já sabem os nomes dos senhores das bancas do Mercado de Alvalade de cor, e vão assistindo ao nascimento de muitas novidades. Então e as crianças? As crianças não foram esquecidas e encontram no bairro atracções à sua medida: da clássica gelataria Conchanata à loja Maria do Mar, cheia de brinquedos e móveis para eles, passando por um dos melhores parques verdes da cidade inteira.

Recomendado: Alvalade está no top 20 dos bairros mais cool do mundo

O melhor de Alvalade para as crianças

  • Restaurantes
  • Geladarias
  • São Sebastião

Pode chamar-lhes simplesmente gelados de pauzinho ou então apelar à cultura geral alheia e falar de paletas mexicanas. Em qualquer dos casos, aqui quem manda são os gelados, com base de leite ou de fruta. É também uma excelente forma de pôr os miúdos a comer fruta sem queixas. É que os gelados de pauzinho, a estrela da companhia, são maiores do que os habituais, o que torna possível adicionar mais sabores, incorporando grandes pedaços de fruta, recheios variados e até frutos secos.

  • Compras
  • Livrarias
  • Alvalade

Só na Grande Lisboa, a Edicare tem 12 lojas, das ruas aos centros comerciais mais concorridos da nossa praça. E uma delas fica no Bairro de Alvalade desde 2013, um dos mais genuínos de Lisboa. É na Rua Acácio Paiva que também pode entrar no mundo desta editora dedicada ao universo infanto-juvenil, recheada de literatura para os mais novos que também ensina, diverte e desafia. Os jogos didáticos também são um dos fortes da casa, bem como os artigos da daybyday, uma marca de papelaria e presentes pensada para jovens, mas também para adultos.

Publicidade
Biblioteca Manoel Chaves Caminha
  • Coisas para fazer
  • Alvalade

Epopeias contadas às crianças, encontros com escritores e um clube de leitura. A biblioteca da Avenida Rio de Janeiro reabriu em Março de 2019 com a promessa de um intenso programa de actividades. Agora já nem é preciso tocar à campainha para entrar e, no segundo andar, há uma sala dedicada ao público infanto-juvenil, com livros, jogos e uma tenda de circo para brincadeiras entre histórias de encantar.

  • Restaurantes
  • Alvalade

A abertura de cada nova temporada de excelência para os gelados produz um efeito viral para as bandas da Avenida da Igreja. A fila na Conchanata pode testar os graus de paciência dos mais novos, mas um clássico de Alvalade é um caso sério. Assunto arrumado. Para mais, a história dos Gelados Itália Conchanata, ou apenas Conchanata, para os amigos, perde-se nos confins de 1948, quando Quintílio e Alfo Tarlattini, pai e filho, inauguraram a casa. Os gelados continuam na família, sempre artesanais, agora sem glúten.

Publicidade
  • Compras
  • Grande Lisboa

Mónica Albuquerque nasceu e cresceu em Alvalade – pertence à quarta geração da família no bairro e orgulha-se de estar a contribuir para o seu crescimento com a Maria do Mar. O espaço é o sonho de qualquer criança (e, com ela, de qualquer pai e mãe): junta num único armazém os conceitos Maria do Mar Lifestyle, com livros e brinquedos, Maria do Mar Warehouse, com mobília, Tailor by Maria do Mar, com roupa, e Maria do Mar Childcare, para bebés pequeninos e recém mamãs. Além da pinta, em comum os quatro projectos têm a luta pelo comércio justo e pela sustentabilidade.

  • Restaurantes
  • Alvalade

Este restaurante operou uma pequena revolução em Alvalade. Primeiro porque trouxe uma nova massa de pizzas para a mesa, de tradição napolitana, mais fofa, mas fina; segundo porque usa o Ferrari dos fornos para as cozer, com selo Stefano Ferrara, feito em Nápoles, e com pedra vulcânica na base, onde a pizza está entre 60 e 90 segundos; último porque não só serve os clássicos das pizzarias, margherita, marinara ou diavola, como outros pratos italianos assinados pelo chef genovês Giorgio Damasio. Para os mais novos há o menu Bambini Amici – gratuito por cada criança acompanhada por um adulto e válido de domingo a quarta-feira ao jantar – com um desafio especial para completar: o Cara de Pizza.

Publicidade
O Prego da Peixaria – Alvalade
  • Restaurantes
  • Alvalade

O Prego da Peixaria aprimorou a forma como os lisboetas comiam os pregos. Deu-lhe o bolo do caco da Madeira em vários sabores, deu-lhe nacos de atum, cogumelos portobello e bifes do lombo de qualidade, muniu-o com produtos como o queijo da Ilha, o abacate ou a maionese de manjericão e com isto criou uma legião de fãs. Mas um prego é um prego — e não há criança que lhe diga que não. A loja de Alvalade, quarta da marca, veio responder à procura: mais espaço que as anteriores e uma esplanada perfeita para famílias em dias de sol. Os pequenos até aos 12 anos têm como opção o menu júnior, com opção bifinho raspado (60gr) com ou sem ovo de cordorniz em mini bolo do caco; ou hamburguer de salmão e choco (60gr) em mini bolo do caco.

  • Coisas para fazer
  • Alvalade

É dos melhores parques de Lisboa para se fazer um piquenique. Tem árvores por todo o lado, incluindo oliveiras e alfarrobeiras, e duas zonas de mesas, uma delas com um grelhador. Aos fins-de-semana há quem vá logo pela manhã para marcar lugar e pode ser difícil meter a carne toda no assador. Em qualquer caso, não há nada melhor do que estender a toalha mesmo sobre a relva, no meio das flores. Escolha o pequeno vale, do lado do quiosque, onde às vezes há DJs a pôr música. Também pode levar o cão: é um dos grandes pontos de encontro dos bichos do bairro.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Italiano
  • Alvalade
  • preço 2 de 4

O segundo Pasta non Basta da cidade foi pensado à medida dos longos finais de tarde de Verão – quando não faz mal atrasar a hora do banho-jantar-xixi-cama. Este italiano com esplanada é muito mais do que uma pizzaria, apesar de também ter pizzas – e das boas: há polpette al sugo (almôndegas com molho de tomate) e os infalíveis spaghetti alla carbonara e pappardelle alla bolognese.

Lisboa dos pequenitos

  • Miúdos

Por ocasião dos 50 anos da Time Out, os editores de todo o mundo elegeram os 50 bairros mais cool. O nosso Príncipe Real ficou em 5.º lugar. Os restaurantes e lojas com mais pinta da cidade sucedem-se – e todos os dias parecem nascer novidades. Neste oásis para alfacinhas e turistas, cujo epicentro é o Jardim do Príncipe Real, os mais novos não foram esquecidos. Para eles também há várias paragens obrigatórias, seja para brincar, comer ou comprar. Junte a família e parta à descoberta deste bairro.

  • Miúdos

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Nada como puxar um pouco pela cabeça para reunir os programas mais simples, mas também mais divertidos. Primeiro, lembre-se que boa parte das propostas mais coloridas andam pela rua, cada vez mais um verdadeiro museu a céu aberto para diferentes idades. Depois, siga esta lista de coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou ver a fauna e flora de um jardim.

Publicidade
  • Miúdos

Entre os enormes arranha-céus e a poucos quilómetros das avenidas cheias de carros e motas, há espaços verdes com animais do campo, hortas biológicas, pomares e actividades rurais que os miúdos nunca pensaram experimentar, como a lavoura, fazer pão em forno de lenha ou dar banho à bicharada. Se os seus filhos pensam que o leite nasce no pacote e que a fruta vem do supermercado, está na hora de os levar a estas quintas pedagógicas em Lisboa e arredores. No fim, o mais difícil vai ser regressar à cidade.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade