Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Dez paragens obrigatórias na Avenida da Igreja
Garrafeira e Frutaria Morteira Santos
Arlindo Camacho

Dez paragens obrigatórias na Avenida da Igreja

É a alma de Alvalade, onde nada (ou quase nada) falta. Estas são as paragens obrigatórias na Avenida de Igreja.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

A Avenida de Igreja, em Alvalade, é o eixo à volta do qual gira a vida do bairro. Uma pessoa pensa que vai só à Avenida da Igreja, mas acaba por parar em Carcassone (a pastelaria), na Líbia (uma farmácia), na cidade das mil e uma noites (a pastelaria Nova Bagdad, baptizada, calculamos, antes da Bagdad original ter sido destruída pela guerra); passamos ainda por Helsínquia (outra pastelaria) e acabamos em Biarritz. Aí batemos com o nariz na porta: a mítica pastelaria no topo da avenida fechou em 2018. Há tanto para fazer que nós dizemos-lhe as dez paragens obrigatórias na Avenida da Igreja.

Recomendado: O melhor de Alvalade

Dez paragens obrigatórias na Avenida da Igreja

Hype Market
Hype Market
Hype Market

1. Hype Market

Compras Mercados e feiras Alvalade

É o mercado da moda: roupa, bijutaria, acessórios, novas marcas nacionais e pechinchas fazem deste um sítio indispensável em qualquer manual de Avistamento de Bloggers. Repete-se uma vez por mês.

conchanata, gelado
conchanata, gelado
Fotografia: Ana Luzia

2. Conchanata

Restaurantes Alvalade

É um nome que não nos importávamos de tatuar no abdómen. Faltam-nos os adjectivos para descrever a melhor geladaria de Alvalade – e uma das melhores de Lisboa – por isso vamos transformar o nome dela em adjectivo. De cada vez que comermos um gelado de fruta delicioso vamos dizer: “Isto está muito conchanata”. A mistura de gelado de nata com um molho espesso de morango, servida numa taça em forma de concha, é uma das razões para ponderar a criação de um Nobel da gelataria.

Publicidade
Dote - Francesinha
Dote - Francesinha
Fotografia: Ana Luzia

3. Dote Alvalade

Restaurantes Cervejarias Alvalade

Há uns anos, a discussão da melhor francesinha de Lisboa fazia-se quase em surdina. Mas agora é polifónica – uma orquestra de opiniões e pareceres. Muitas vozes se levantam a defender as cervejarias Dote, que fazem tudo para nos convencer a comer estes monumentos ao colesterol. Aqui também encontra uma versão vegetariana ou uma francesinha de vitela (a "bitela", como se diz mais a Norte).

Prego do Prego da Peixaria
Prego do Prego da Peixaria
Fotografia: Arlindo Camacho

4. O Prego da Peixaria – Alvalade

Restaurantes Alvalade

O Prego da Peixaria aprimorou a forma como os lisboetas comiam os pregos. Deu-lhe o bolo do caco da Madeira em vários sabores, deu-lhe nacos de atum, cogumelos portobello e bifes do lombo de qualidade, muniu-o com produtos como o queijo da Ilha, o abacate ou a maionese de manjericão, e com isto criou uma legião de fãs. A loja de Alvalade veio responder à procura: tem mais espaço que as anteriores e uma esplanada perfeita para os vários dias de sol da nossa Lisboa. 

Publicidade
bonbons
bonbons
Fotografia: Manuel Manso

5. Leonidas

Restaurantes Grande Lisboa

O franchising de chocolates belgas instalou-se um pouco por toda a cidade, com lojas no Rato, Avenida da Liberdade, Campo de Ourique ou Campo Pequeno. Desde 2016 que há também uma loja na Avenida da Igreja (porta 3E), onde encontra dezenas de maneiras deliciosas de usar o fruto do cacaueiro e enfrentar uma verdade inquietante: os belgas têm mais maneiras de usar o chocolate do que nós temos de confeccionar o bacalhau.

Pasteleria Carcassone
Pasteleria Carcassone
Arlindo Camacho

6. Pastelaria Carcassone

Restaurantes Pastelarias Alvalade

Um bairro respeitável de Lisboa não é um bom bairro sem a sua pastelaria de referência. A Carcassone é essa pastelaria. Abriu em 1984 e foi renovada recentemente. Tem excelente pastelaria de fabrico próprio, mas a especialidade são as parras. As melhores da cidade.

Publicidade
Garrafeira e frutaria Morteira e Santos
Garrafeira e frutaria Morteira e Santos
Arlindo Camacho

7. Morteira & Santos

Compras Alimentos especializados Alvalade

Esta discreta garrafeira está para os vinhos como a Rainha do Cromo Avulso está para os coleccionadores do Rossio: aqui encontra aquele vinho que estava há muito tempo à procura. E mesmo quem não sabe o que quer encontra aqui o que precisa. Basta perguntar.

Fuji Instax mini 8
Fuji Instax mini 8
©Kārlis Dambrāns/ Wikipédia

8. Colorfoto

Compras Eletrónica Alvalade

Os entendidos na matéria não têm dúvidas: é a melhor loja de fotografia de Lisboa. Tem mais de 500 metros quadrados, que incluem uma galeria e os maiores especialistas em fotografia digital e analógica.

Publicidade
Dim sum do Nova Ásia
Dim sum do Nova Ásia
©DR

9. Nova Ásia

Restaurantes Chinês Alvalade

Um restaurante chinês que ainda confecciona – e bem – todos os pratos que havia quando fomos a um restaurante chinês pela primeira vez. É um chinês para iniciados, “com rodinhas”, ou seja, onde muitas receitas já estão ocidentalizadas, adaptadas ao nosso paladar. O pato à Pequim é um dos favoritos do crítico da Time Out e sim, as mesas têm daquelas mesas redondas com placa giratória no meio.

1⁄4 de Frango com Arroz e Batata Frita do Rio de Mel
1⁄4 de Frango com Arroz e Batata Frita do Rio de Mel
Fotografia:Ana Luzia

10. Churrasqueira Rio de Mel

Restaurantes Churrasco Alvalade

Famosa pelo frango assado na brasa, um dos melhores de Lisboa, esta churrasqueira é também um dos sítios mais económicos de Lisboa para almoçar: frango, salgados, filetes ou panados guarnecidos custam apenas 3,75€ (take-away).

Outras paragens

Casa das Histórias Paula Rego
Fotografia: Arlindo Camacho

Paragens obrigatórias no Bairro dos Museus em Cascais

Coisas para fazer

Cascais criou um verdadeiro microclima cultural com a implementação daquilo a que chamou de Bairro dos Museus. O conceito é simples e só requer que dê umas voltinhas pelo perímetro que concentra um conjunto de equipamentos dedicados à cultura na vila. Concebido pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, distingue-se pela sua faceta inovadora e de coerência cultural.

Fórum Grandela
Fotografia: Inês Félix

21 paragens obrigatórias na Estrada de Benfica

Coisas para fazer Caminhadas e passeios

Demos corda aos sapatos para lhe trazer um apanhado do que há de melhor para fazer na Estrada de Benfica, uma importante artéria da cidade que se estende ao longo de duas freguesias: Benfica e São Domingos de Benfica. Ainda se sente um forte pulsar da vida de bairro em cafés, restaurantes, mercearias, padarias e lojas de todos os tamanhos e feitios. E há muitas paragens obrigatórias nesta estrada.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade