A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Andoni Aduriz e Alberto Landgraf no Congresso de Cozinheiros em Outubro

Escrito por
Ágata Xavier
Publicidade

Um dos festivais gastronómicos mais interessantes do país volta à carga a 1 e 2 de Outubro na LX Factory, em Lisboa, integrado na Lisbon Food Week.

O Congresso dos Cozinheiros junta setes dos melhores chef nacionais — José Avillez, Alexandre Silva, João Rodrigues, Vasco Coelho Santos, Rodrigo Castelo, António Galapito e Ljubomir Stanisic — a outras figuras da gastronomia internacional, como Andoni Aduriz (o génio criativo por trás do Mugaritz, que assinalou este ano 20 anos), Alberto Landgraf e Nuno Mendes (o português que dá cartas em Londres, no Chiltern Firehouse, e no novíssimo Mãos, um restaurante de 16 lugares no qual os clientes dividem mesa — e a refeição — durante três horas). 

No leque de oradores, destaque para a apresentação de João Wengorovius. O antigo CEO da BBDO falará do seu livro "We,Chefs", um projecto (e viagem) pessoal sobre o processo criativo na culinária mundial. Wengorovius passou pelos restaurantes de Albert Adrià, Daniel Humm (que lidera o Eleven Madison Park, considerado o melhor restaurante do mundo), Alex Atala (o chef brasileiro que está a trazer os ingredientes da floresta amazónica para a alta cozinha — e que esteve recentemente em Portugal|), Massimo Bottura (que voltou a liderar a lista do World 50 Best este ano com a sua Osteria Francescana em Modena, perto de Bolonha), René Redzepi (mentor do Noma e do movimento gastronómico do norte da Europa — e que se aventurou para a abertura de uma versão 2.0 do seu restaurante no México — uma ideia que teve tanto de criativo como de polémico) ou Joan Roca (da tríade dos Roca, uma das famílias mais proeminentes da gastronomia mundial).  

A arte também estará presente na 14.ª edição do Congresso com mostras de Humberto Mouco, da artistas urbana Tamara Alves e de Destroy Trash. 

Os bilhetes já se encontram à venda no site (50€/um dia; 80€/dois dias).

+ Os melhores restaurantes de cozinha de autor

Últimas notícias

    Publicidade