A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Livraria Barata- Espaço Cultura
©Lojas com História Livraria Barata

Antiga Livraria Barata mantém estatuto de “Loja com História”

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu que o espaço, agora uma Fnac, continua a cumprir os requisitos.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A histórica livraria da Avenida de Roma tinha uma parceria com a Fnac desde 2020. Este ano, em Agosto, o grupo da insígnia francesa assumiu a gestão integral da Barata, mas as mudanças não foram suficientes para perder o estatuto de “Loja com História”. Após uma nova avaliação por parte dos serviços competentes, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu que “continua a cumprir os critérios que lhe conferiram a sua singularidade”.

“A sua principal actividade permanece assente na venda de livros, jornais, revistas e papelaria, complementada por um espaço polivalente na cave, destinado ao lançamento de livros e também para pequenos concertos”, lê-se em nota da autarquia, que destaca também a preservação dos elementos decorativos tradicionais, como o pavimento em calçada portuguesa, “mantendo a autenticidade e o charme” do local.

Fundada em 1957, a Livraria Barata é considerada um espaço de resistência desde a sua génese, ou não tivesse sido ponto de venda de livros proibidos durante a ditadura. Essa ousadia valeu ao fundador visitas regulares da PIDE e até algumas detenções, mas António Barata acreditava na importância da leitura e do livre pensar. José Rodrigues, que casou com a filha de Barata, tentou honrar o legado do sogro, e lutou para não encerrar portas mesmo durante a pandemia, altura em que pôs a funcionar um serviço de entrega de livros em casa. Os actuais responsáveis garantem querer preservar e honrar essa herança.

+ Cuidado! Há armadilhas para turistas na nova edição do jornal Lisbon by Time Out

+ Vida de bairro na nova Time Out Lisboa – já nas bancas

Últimas notícias

    Publicidade