A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Arranjo do tabuleiro inferior de São Pedro de Alcântara começa em 2019

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A encosta está segura, já se circula na Rua das Taipas, mas ainda faltam os arranjos do tabuleiro dos bustos.

Agora que terminaram as obras para estabilizar a encosta da plataforma inferior do Miradouro São Pedro de Alcântara, falta voltar a pôr tudo bonito. Ou mais bonito. A Câmara Municipal de Lisboa já iniciou o procedimento para lançar o concurso de arranjo paisagístico e prevê que a adjudicação aconteça nos últimos três meses deste ano. À Time Out, o município adianta ainda que a obra deverá mesmo começar no início do próximo ano.

Neste momento, tabuleiro está decorado a terra e o histórico gradeamento que o rodeia mantém-se no sítio. E bustos nem vê-los. Recordamos que havia 21 pedestais para bustos, numa série de divindades mitológicas e heróis dos Descobrimentos, de Vasco da Gama a Ulisses), alguns com a cabeça perdida.

Para já, a Rua das Taipas está como nova, mas apenas até ao limite da encosta do miradouro.

Rua das Taipas
Fotografia: Duarte Drago

  

O arranjo da Rua das Taipas termina aqui
Fotografia: Duarte Drago

O gradeamento do Miradouro de São Pedro de Alcântara
Em meados do século XIX ocorriam neste tabuleiro inferior do jardim alguns acidentes em direcção à Rua das Taipas. Uns caíam sem querer, outros de propósito e por isso mesmo em 1864 a Câmara Municipal instalou aqui estas grades. Um gradeamento que foi importado do Palácio da Inquisição do Rossio (ou Palácio dos Estaus), ardido em 1846, onde mais tarde se ergueu o Teatro Nacional Dona Maria II.

+ Em Agosto a Ribeira das Naus fecha ao trânsito aos domingos (e feriado)

+ Miradouro de Santa Catarina (Adamastor) fechado até 2019

Últimas notícias

    Publicidade