A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Miradouro de Santa Catarina (Adamastor) fechado até 2019

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

É um dos miradouros mais populosos e populares de Lisboa, mas foi de férias prolongadas. O motivo são obras de recuperação do espaço.

Parece que este Adamastor não se livra de tormentas e estão de regresso as obras ao Miradouro de Santa Catarina, passados apenas cinco anos das obras que mudaram a cara a este concorrido espaço público.

As obras agora anunciadas pela Câmara Municipal de Lisboa visam "a recuperação do espaço público" e a "colocação de uma vedação de protecção”, o que significa que o miradouro passará a ser cercado. O prazo limite para a conclusão das obras será o final de Março de 2019, por isso para este Verão não há mais Miradouro de Santa Catarina para lavar as vistas.

Mas há mais novidades: a concessão da Esplanada O Adamastor será rescindida com a actual gerência e será lançado um novo concurso. No entanto, o futuro concessionário ficará responsável não só por bem servir os clientes, mas também pela "manutenção do espaço público de todo o miradouro, limpeza e segurança do miradouro".

Recordamos que no Verão de 2013 o miradouro também esteve na baila precisamente na sequência de obras de reabilitação que retiraram a calçada do espaço. Na altura, alguns locais reclamaram não só a retirada da calçada, mas também a opção pelos bancos em pedra com esquinas perigosas em caso de queda.

As obras no Adamastor em 2013
©Ana Luzia
O Adamastor agora
Fotografia: Duarte Drago

Tentámos falar sem sucesso com Duarte Cordeiro, vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Lisboa, mas ao jornal Público, o vereador adiantou que a intervenção passa pela recuperação do espaço verde que terá uma pequena vedação; pela recuperação do espaço público através da melhoria das condições de iluminação pública e a colocação de uma vedação permanente à volta do miradouro de forma a facilitar a manutenção; e, num terceiro momento, a “responsabilização do quiosque pela manutenção do espaço”.

Esplanada do Verride Palácio Santa Catarina
Fotografia: Duarte Drago

Este anúncio acontece pouco tempo depois de ter arrancado um mercado de artistas regular no adro que o miradouro partilha desde o ano passado com o luxuoso Verride Palácio Santa Catarina.

+ Os melhores miradouros em Lisboa

+ A partir de sexta, há cinema ao ar livre no Jardim do Torel

Últimas notícias

    Publicidade