Os melhores miradouros em Lisboa

Oficiais ou não, estes são os melhores miradouros em Lisboa. Lave as vistas com estas vistas, faça chuva ou faça sol.
miradouro do monte
Fotografia: Arlindo Camacho Miradouro de Nossa Senhora do Monte
Por Vera Moura e Renata Lima Lobo |
Publicidade

Lisboa tem 19 miradouros oficiais: todos com vistas espectaculares sobre os telhados da cidade, os monumentos mais imponentes, o Tejo, a Ponte 25 de Abril ou a outra margem. Mas há mais vistas para além das que a Câmara Municipal de Lisboa tem registadas: são de roof-tops, terraços, bares e hotéis. Ter Lisboa aos seus pés, com ou sem copo na mão, é sempre um belo programa, não lhe parece? Então só tem de escolher um dos melhores miradouros em Lisboa. Se a decisão se revelar difícil, a maioria não vai a lado nenhum e espera por si num dia de sol (ou de chuva).

Recomendado: Os sítios mais instagramáveis em Lisboa

miradouro portas do sol
Fotografia: Manuel Manso
Atracções, Torres e miradouros

Miradouro das Portas do Sol

icon-location-pin Castelo de São Jorge

Instale-se nos pufs e descontraia a ver o Tejo e os monumentos do bairro de Alfama. O bar deste mirante está integrado num edifício da premiada dupla de arquitectos Aires Mateus e é animado aos fins-de-semana por um DJ que põe lisboetas e turistas a dançar à volta da estátua de São Vicente de Fora, padroeiro de Lisboa.

Nossa Senhora do Monte miradouro
Fotografia: Inês Calado Rosa
Atracções, Torres e miradouros

Miradouro de Nossa Senhora do Monte

icon-location-pin São Vicente 

É o ponto mais alto de Lisboa e é melhor ainda do que um mapa da cidade, com um painel de azulejos que permite localizar os principais monumentos. Com vista da Baixa às Avenidas Novas, é dos miradouros mais românticos. Vai ter um bebé? Aproveite para rezar na capela: a lenda diz que garante partos tranquilos.

Publicidade
Miradouro de São Pedro de Alcântara
Fotografia: José Fernandes
Bares

Miradouro de São Pedro de Alcântara

icon-location-pin Chiado/Cais do Sodré

No topo do Elevador da Glória e mesmo ao lado do Bairro Alto, tem um panorama único da cidade, permitindo apanhar numa única fotografia o rio, o castelo de São Jorge, a Sé, a Graça e a Avenida da Liberdade. Conta com um quiosque com esplanada, onde se pode apreciar as vistas ao sabor de uma amarguinha. Para as noites mais ventosas, há mantinhas.

miradouro da graça
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Torres e miradouros

Miradouro da Graça

icon-location-pin São Vicente 

Todos lhe chamam Miradouro da Graça, mas o nome oficial, registado pela Câmara de Lisboa, é Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen. O busto em bronze da poetisa observa a cidade e é possível ler um dos seus poemas enquanto se aprecia Lisboa: do castelo até ao rio, da Mouraria à baixa pombalina. Instale-se numa das cadeiras da esplanada – quando o tempo melhora, a zona anima.

Publicidade
Padrão dos descobrimentos
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções

Padrão dos Descobrimentos

icon-location-pin Belém

O edifício de 56 metros que presta homenagem aos descobridores portugueses oferece uma paisagem de 360 graus sobre a zona ribeirinha, permitindo ver o Tejo, a ponte e a outra margem. Lá de cima, entre Oeiras e Alcântara, conseguimos descobrir oito monumentos. Consegue adivinhar quais? A subida custa 5€.

Miradouro Panorâmico do Monsanto
Fotografia: Francisco Santos
Atracções, Torres e miradouros

Panorâmico de Monsanto

icon-location-pin Benfica/Monsanto

Tem quase meio século. Foi restaurante de luxo, bingo, discoteca, edifício de escritórios e armazém. Agora, este ovni desenhado pelo arquitecto Chaves da Costa tem uma vida bem mais pacata: faz de miradouro, aquela que
 foi sempre a sua vocação secundária. A vista de 360º para toda a cidade e a localização privilegiada, no Alto da Serafina, fazem deste prédio devoluto o melhor sítio para ver as vistas em Monsanto. Para quê mentir? É a melhor vista de toda a cidade. Abandonado desde 2001, o Panorâmico recebia apenas a visita esporádica de exploradores urbanos, turistas, curiosos ou pessoas munidas com latas de tinta para fazer aquilo que as pessoas munidas com latas de tinta fazem. Ainda assim, pode ser visitado legalmente e em segurança: a Câmara Municipal de Lisboa retirou o entulho e colocou protecções.

+ O melhor de Monsanto

Publicidade
ponte 25 abril
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções

Pilar 7 da Ponte 25 de Abril

icon-location-pin Alcântara

Localização: Pilar 7. A ponte inaugurada em 1966 tem 14 pilares, mas o pilar que interessa agora fica na Avenida da Índia, nas traseiras do Village Underground. Agora que já ninguém se perde, um dos aspectos mais essenciais: esta é uma atracção turística de Lisboa que leva os visitantes ao interior deste pilar para uma experiência sensorial, além de proporcionar uma vista única.

cristo rei
Fotografia: Ana Luzia
Atracções

Santuário do Cristo Rei

icon-location-pin Grande Lisboa

Este é o miradouro que oferece o melhor postalinho de Lisboa. Do alto dos seus 215 metros, a partir do Cristo Rei é possível observar um raio de 20 km de paisagem numa panorâmica de 360º. Inaugurado em 1959, foi construído na sequência de uma promessa dos bispos nacionais: se Portugal fosse poupado à II Guerra Mundial, seria erguido um Monumento ao Sagrado Coração de Jesus. O projecto tem a assinatura do arquitecto António Lino e o engenheiro D. Francisco de Mello e Castro e a imagem do Cristo Rei é da autoria de Mestre Francisco Franco. Na base do monumento encontra a capela de Nossa Senhora da Paz, onde se destaca uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, criada pelo famoso escultor Leopoldo de Almeida.

Miradouro das Amoreiras
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Amoreiras 360° Panoramic View

icon-location-pin Campolide

Lá em cima está o tiroliroliro e também está o Amoreiras 360° Panoramic View, mais precisamente a 174 metros de altura. Se gosta de ver Lisboa do alto este talvez seja o sítio perfeito para o fazer. Ora vê o rio Tejo, ora a ponte, passando os olhos pelo Castelo ou pela Torre de Belém. Versatilidade de vista acima de tudo. A subida custa 5€.

torre da igreja do castelo
Fotografia: Manuel Manso
Atracções, Edifícios e locais históricos

Torre da Igreja do Castelo

icon-location-pin Grande Lisboa

A torre sineira da Igreja de Santa Cruz do Castelo, reconstruída após o terramoto de 1755 e aberta ao público pela primeira vez em Junho de 2018, oferece uma das melhores vistas sobre Lisboa e o Tejo. Está assente numa torre da muralha do Castelo de São Jorge e não demora muito tempo a chegar lá cima. Alinhe no desafio da paróquia: só tem de subir 50 para tirar fotografias com a cabeça debaixo do sino para usar o hashtag #chapeudebronze.

Publicidade
Cervejaria sem vergonha
©Manuel Manso
Restaurantes, Cervejarias

Cervejaria Sem Vergonha

icon-location-pin Lisboa

É uma cervejaria-marisqueira que não quer ter formalismos e tanto dá para uma imperial e um pires de tremoços ou prato de ostras como para uma refeição completa. O menu é muito completo, dos petiscos ao marisco (que vem dos viveiros do Guincho), pratos de peixe fresco e de carne. Melhor, tem uma esplanada grande e um miradouro (ainda) calmo, com vista para o Tejo.

skybar oriente
Fotografia: Manuel Manso
Hotéis, Hotéis de luxo

Tivoli Oriente Hotel

icon-location-pin Parque das Nações

O Tivoli Oriente desempoeirou o terraço e abriu um Sky Bar no 16.º piso do hotel – é mais alto que o da Avenida da Liberdade (que fica no 9.º andar), tem vista desafogada para o Tejo e ponte Vasco da Gama (com o Montijo e Alcochete ao fundo), petiscos, combinados de sushi de fusão e cocktails.

Publicidade
Less pollux
Fotografia: Francisco Santos
Restaurantes

Less

icon-location-pin Baixa Pombalina

O pequeno café da Pollux, no 8º andar da loja de artigos de cozinha, foi transformado pelo chef Miguel Castro e Silva: além da vista sobre a cidade, tem sofás confortáveis, mesas grandes e uma carta mais requintada, onde não faltam pratos de grelha, como o atum e o lombo de vazia maturado.

Café da Garagem do Teatro Taborda
Fotografia: Arlindo Camacho
Bares

Café da Garagem

icon-location-pin Castelo de São Jorge

Da Graça à Senhora do Monte, da Mouraria ao Martim Moniz, a enorme janela-miradouro da cafetaria do Teatro Taborda mostra tudo. A paisagem, reflectida no enorme espelho no interior, é apenas um dos bons motivos para conhecer este espaço, onde muitos alfacinhas estudam e trabalham. Há um piano, candeeiros de vidro de todas as formas e feitios e tábuas de queijo e enchidos.

Publicidade
Sky Bar
Fotografia:Manuel Manso
Bares

Sky Bar

icon-location-pin Avenida da Liberdade

A varanda do nono andar do Hotel Tivoli só abre no Verão e é muito mais do que um lugar da moda para beber um copo ao final do dia: é um mirante único, com potencial para muitas selfies. Para petiscar, a esplanada panorâmica tem especialidades bem portuguesas, das bolinhas de alheira com redução de Porto ao prego do lombo com presunto em bolo do caco. 

Memmo Alfama
©Ricardo Junqueira
Hotéis

Memmo Alfama

icon-location-pin Alfama

Entre becos e ruelas, o design hotel Memmo Alfama tem um dos rooftops mais apelativos da cidade. A piscina de fundo vermelho está reservada a hóspedes, mas qualquer pessoa pode subir para uma bebida ao final do dia, com vista para o bairro mais antigo e castiço de Lisboa.

Publicidade
Le Chat
© Le Chat
Bares

Le Chat

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

Em frente ao Museu de Arte Antiga, nas Janelas Verdes, um cubo de vidro debruçado sobre o Tejo atrai quem passa. Com um bar bem artilhado, cadeiras Gonçalo (de design nacional) e boa música, está entre as melhores esplanadas em Lisboa.

Lisboa bonita

Prado
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Os restaurantes mais bonitos em Lisboa

Espelho meu, espelho meu, haverá algum restaurante mais bonito do que eu? A pergunta é legítima, dado o esforço que os restaurateurs desta cidade têm feito em montar projectos de encher o olho.  E a verdade é que os olhos não só comem o que vem para a mesa como também gostam de um espaço cuidado e decorado com gosto. Lisboa está cheia de belíssimos projectos de restauração – venham mais – mas este é o nosso top de restaurantes mais bonitos em Lisboa, do velociraptor no meio da sala às flores a cair do tecto. 

Publicidade
Tous – Ourivesaria Aliança
©DR
Compras

As lojas mais bonitas de Lisboa

Há muito por onde escolher – e ainda bem. Lisboa é linda e muitas das suas lojas também, das mais vintage a criatividades recentes. Agora venha às compras connosco.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com