A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Ascensor da Bica
DRAscensor da Bica

Ascensor da Bica parado para obras de conservação e restauro

A “Casa do Ascensor da Bica” vai ser alvo de intervenção durante os próximos seis meses. Durante esse período, o ascensor não estará a funcionar.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O Ascensor da Bica estará imobilizado a partir desta segunda-feira, 10 de Janeiro, devido a obras de conservação e restauro na “Casa do Ascensor da Bica”. Durante o período da intervenção, que está previsto demorar seis meses, os portões estarão encerrados e não é permitida a passagem e circulação. A novidade foi anunciada na segunda-feira, em comunicado da Câmara Municipal de Lisboa.

Inaugurado em 1892, o Ascensor da Bica, localizado na Rua da Bica de Duarte Belo, circula entre a Rua de São Paulo e o Largo do Calhariz há 130 anos. Primeiro a vapor, depois a electricidade. Desenhado por Raoul Mesnier de Ponsard, é Monumento Nacional há apenas 20 anos e um dos alvos preferidos das fotografias dos turistas. É também o único ascensor com uma estação terminal instalada num edifício.

Construída em finais do século XVII, a Casa do Ascensor da Bica tem cinco andares, o piso térreo a funcionar como estação do eléctrico e os pisos superiores arrendados pela Carris a um privado, que os transformou num dos pólos da Lisbon Serviced Apartments, para estadias curtas.

Para estabilizar o processo de degradação do edifício que o acolhe, o Ascensor da Bica também foi alvo de obras de conservação e restauro, entre 2 de Dezembro e 9 de Janeiro. Durante esse período, manteve-se o funcionamento habitual.

+ Conheça a localização exacta das futuras estações do metro de Lisboa

+ O que esconde o calendário de feriados para 2022

Últimas notícias

    Publicidade