A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Um Corpo que Dança
©Fundação Calouste Gulbenkian

Ballet Gulbenkian regressa a casa com documentário em antestreia

A Fundação Gulbenkian convidou Marco Martins para realizar um documentário sobre o percurso do Ballet Gulbenkian. A antestreia está marcada para 25 de Janeiro.

Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian recebe a 25 de Janeiro, terça-feira, a antestreia de Um Corpo Que Dança. O documentário sobre o Ballet Gulbenkian foi encomendado pela fundação a Marco Martins, premiado realizador de filmes como Alice ou São Jorge.

Com música original de Filipe Raposo, o documentário revela o percurso da companhia fundada em 1965 e extinta em 2005, através de imagens de arquivo inéditas e entrevistas a criadores, bailarinos, historiadores e directores do Ballet Gulbenkian. Como Vasco Wellenkamp, Milko Sparemblek, José Sasportes, Olga Roriz, Jorge Salavisa, Ricardo Pais, João Fiadeiro, Vera Mantero, Isabel Ruth ou Clara Andermatt.

“Além de dar a ver o trajecto de uma das maiores companhias de dança portuguesas do século XX, a obra revela o modo como o Ballet Gulbenkian espelhou a sociedade em que viveu, acompanhando as suas profundas mudanças e abertura ao mundo exterior, após o 25 de Abril, deixando um enorme legado à dança portuguesa, através dos seus bailarinos e dos criadores que colaboraram com a companhia em diferentes áreas artísticas”, descreve a Gulbenkian em comunicado. O documentário irá estrear nas salas de cinema e também na televisão, em datas a anunciar “brevemente”.

Desde a extinção do Ballet Gulbenkian que a Fundação Calouste Gulbenkian tem apostado na atribuição de bolsas na área da dança, financiando projectos independentes de dança contemporânea, na sua maioria de artistas em início de actividade.

Grande Auditório da Gulbenkian. Avenida de Berna, 45A. Ter 19.00. Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete no próprio dia)

+ Nimas exibe filmes para recordar Rogério Samora e Lourdes Castro

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade