A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Bear Grylls em versão interactiva

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

A nova experiência extrema de Bear Grylls é You Vs. Wild, uma série interactiva em que o espectador participa nas escolhas do aventureiro. Começa esta quarta-feira na Netflix.

Ele é o "rei" incontestado das séries documentais de sobrevivência na natureza, o guru das experiências radicais em ambientes inóspitos, selvagens e hostis, a vedeta de expedições aventurosas (e muito perigosas), o entusiástico protagonista de produções de “extreme wilderness television” como Man Vs. Wild, Running Wild With Bear Grylls (na qual teve como convidados Channing Tatum, Kate Winslet, Michael Jordan, Mel B. e até Obama) ou Bear Grylls Survival School.

Agora, o britânico Bear Grylls vai fazer a sua estreia na Netflix, com You Vs. Wild, um derivado de Man Vs. Wild. A premissa da série não é nova, tudo pelo contrário: Grylls vai percorrer o mundo a procurar sobreviver o melhor que sabe em plena natureza e com o mínimo de recursos.

A novidade de You vs. Wild, que terá oito episódios, está no facto de a série ser interactiva. Ou seja, serão os espectadores a escolher o que Grylls fará, tomando decisões por ele, para depois ver os resultados dessas escolhas.

No trailer de You Vs. Wild, Grylls aparece em várias situações extremas (a descer uma encosta íngreme pendurado numa corda, andar de moto a toda a velocidade num deserto, atravessar uma planície gelada, saltar de um avião em queda livre, empoleirado numa árvore por causa de um lobo – que ronda lá em baixo – e até mesmo a pensar comer uma larva de aspecto repugnante), enquanto invectiva o espectador a decidir o que deve fazer a seguir: “Você decide!”

O aventureiro e apresentador chega mesmo a sugerir que a escolha errada pode ter consequências graves para ele: “Quem manda aqui são vocês! Vocês estão nesta jornada comigo! E se não fizerem as escolhas certas, a coisa pode não acabar bem para mim!”, grita ele com toda a convicção.

A ideia que fica do trailer é que You Vs. Wild se assemelha a um cruzamento de uma série com o formato tradicional das de Bear Grylls com um jogo de vídeo, que beneficia de valores de produção muito sofisticados e apresenta uma dimensão realista e “vivida” bastante convincente. E quase de certeza que não haverá um “Game over” em nenhum episódio.

Esta é a segunda vez que a Netflix aposta num formato interactivo de imagem real, depois da experiência de Black Mirror: Bandersnatch, o episódio da série homónima com a duração de uma longa-metragem.

A companhia já tinha feito duas incursões na animação interactiva, com as séries Puss in Book: Trapped in an Epic Tale e Minecraft.

Nascido a 7 de Junho de 1974, na Irlanda do Norte, Bear Grylls chama-se na realidade Edward Michael Grylls. A alcunha “Bear” foi-lhe dada pela irmã quando ele era ainda bebé, e pegou desde aí.

Desde muito pequeno que Grylls tem uma paixão imoderada pela natureza e por tudo que sejam actividades ao ao livre, sobretudo extremas. Na adolescência, praticou pára-quedismo e karaté, e fundou um clube de alpinismo quando estava na universidade. Em 1998, com 23 anos, subiu ao topo do Evereste, tendo sido uma das pessoas mais jovens a fazê-lo.

Bear Grylls fez a tropa como reservista nos SAS, uma força especial do Exército britânico. É chefe de escoteiros e já publicou vários livros, entre os quais uma autobiografia, Mud, Sweat and Tears: The Autobiography.

Netflix. Qua.

+ Cinco séries a não perder em Abril

Últimas notícias

    Publicidade