A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Belcanto, de Avillez, sobe para 42.º na lista dos 50 melhores do mundo

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

O restaurante duas estrelas Michelin de José Avillez no Chiado subiu 33 posições na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, passando de 75.º para 42.º lugar. O anúncio foi feito esta terça-feira, em Singapura.

O Belcanto, que acaba de se mudar para umas portas ao lado e ganhar mais 15 lugares, no Largo de São Carlos, passa a ser o único restaurante português na listagem do World’s 50 Best Restaurants, cuja lista completa tem 120 restaurantes.

Na cerimónia desta terça-feira, no hotel Marina Bay Sands, o Mirazur, em Menton (França), ganhou o título de melhor do mundo, sucedendo à Osteria Francescana de Massimo Bottura, que passou para uma lista à parte, dedicada aos Melhores dos Melhores (onde entram os restaurantes que nos últimos anos estiveram em primeiro lugar, para evitar que o lugar cimeiro do pódio seja atribuído sempre aos mesmos). Em segundo lugar, este ano, ficou o Noma 2.0, em Copenhaga, e em terceiro o Asador Etxebarri, no País Basco.

O primeiro restaurante português a entrar na lista dos melhores do mundo foi o O Vila Joya, no Algarve, que alcançou o 22.º lugar em 2014. O Belcanto foi destacado pela primeira vez em 2015, ocupando a 91.ª posição. No site, já com a lista dos 50 melhores actualizada, é valorizada a utilização dos produtos da costa portuguesa e dado destaque ao prato Mergulho no mar, uma criação de 2007, um robalo com algas e bivalves ou o Leitão revisitado, com batata frita, laranja e salada.

A escolha dos melhores restaurantes do mundo parte de um conjunto de 1040 votantes, entre chefs e pessoas ligadas ao mundo da gastronomia um pouco por todo o mundo, num número igual de votantes do sexo masculino e feminino.

+ Restaurantes com estrela Michelin em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade