Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Bento: uma nova marca portuguesa e artesanal de alpargatas para usar o ano todo
bento alpargatas
© bento

Bento: uma nova marca portuguesa e artesanal de alpargatas para usar o ano todo

Chegou a tempo do Verão para poder palmilhar caminho, seja nas cidades, seja nos areais.

Publicidade

Não há calçado mais despretensioso que um belo par de alpargatas para trazer na leveza dos meses quentes. A bento é uma nova marca de espadrilles 100% portuguesa, quer no design quer na produção que é feita com materiais naturais, quer na confecção, que é artesanal. É unissexo e dá para usar o ano todo.

A marca é recém-nascida mas já com muitos quilómetros de história na bagagem. A ideia e o conceito vieram de uma viagem ao Japão de Mariana e Sofia, duas amigas que queriam criar uma marca que representasse a sua forma de estar descomprometida e o estilo versátil do mindset japonês. 

“A Sofia e eu já somos amigas há imenso tempo e desde sempre tivemos aquela vontade de ter uma marca conjunta, uma coisa que representasse o nosso estilo de vida descontraído, minimalista e simples”, conta Mariana. “A viagem ao Japão foi o clique necessário e reforçou ainda mais essa vontade. Deu-nos a inspiração que precisávamos”.

Viajaram em Outubro e em Janeiro começaram à procura de artesãos. Durante esses primeiros meses do ano trataram de toda a burocracia necessária para fazer nascer a empresa. E quando, finalmente, tudo parecia alinhado para lançar a marca, a pandemia bateu à porta e ficou tudo “em águas de bacalhau”, conta Mariana. 

“Ponderámos muito se continuávamos com o projecto, mas depois chegámos à conclusão que mais do que nunca é preciso incentivar os negócios portugueses e apoiar o que é feito por cá”, continua. 

Inspiradas pela leveza e praticidade das bentō box, caixas de refeições japonesas servidas em estações ferroviárias, as duas amigas trabalharam a ideia para a marca: algo leve, prático, confortável e elegante. Continuava a faltar o produto, mas essa questão resolveu-se rapidamente.

Os Verões com alpargatas nos pés da infância destas duas amigas foram motivo para despertar as memórias, trazê-las de volta e materializá-las. “É um regresso a outros tempos e é um produto com que muita gente se identifica, tal como nós, seja gente jovem ou mais velha”, diz Mariana. “Além disso, as alpargatas são um produto completamente intemporal e tanto se podem usar na praia, numa festa ou para ir trabalhar”.

bento alpargatas

 

bento

 

Para já, a marca só vende online e conta com dois modelos: o kawa (53,90€), em pele e camurça, e as kiji (33,90€), em tecido, ambos disponíveis em preto, cru, vermelho, azul e verde caqui, e vão do 34 ao 44. Sofia confessa que estão pensadas algumas colecções cápsula. 

Mas além da simplicidade e do minimalismo, a bento assenta em outros dois valores fundamentais: a igualdade de género e o consumo consciente. Os produtos são para homem e para mulher, sem distinção, porque o género aqui não é uma questão, tal como não é uma questão produzir as peças noutro sítio além de Portugal – neste caso no interior do Norte do país – e assegurar a qualidade dos materiais e do artesanato nacional. 

“Acho que as pessoas estão mais sensíveis a ajudarem o próprio país, e a pandemia talvez tenha ajudado a impulsionar, e vai havendo cada vez mais preocupação também com a sustentabilidade”, remata Sofia.

+ Leia aqui a edição Time In desta semana e descubra as novas esplanadas de Lisboa

+ Fique de olho e com o pé nestas marcas portuguesas de calçado

Share the story
Últimas notícias
    Publicidade