Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Cabos de trabalhos na Ponte 25 de Abril
Notícias / Vida urbana

Cabos de trabalhos na Ponte 25 de Abril

Vista do Tejo e da Ponte 25 de Abril
Fotografia: Arlindo Camacho

Um comunicado da Infraestruturas de Portugal (IP) anuncia que a empresa vai lançar uma empreitada de dois anos na ponte. O concurso é lançado este mês.

São trabalhos de manutenção da ponte inaugurada nos anos 1960: as intervenções previstas vão andar à volta de elementos metálicos da ponte suspensa e dos elementos de betão armado no viaduto que dá acesso a Lisboa. Em linhas gerais, os trabalhos vão passar por soldaduras, reposição de protecções anticorrosivas, limpeza ou pintura de algumas superfícies, numa obra orçada em 18 milhões de euros e que está prevista prolongar-se por dois anos.

Mais de 150 mil viaturas atravessam a ponte todos os dias e, para minimizar os danos (já chegam os da ponte), a IP sublinha que as obras serão feitas em períodos de menor tráfego, ou seja, durante a noite e aos fins-de-semana.

Após a divulgação do comunicado, a polémica estalou. A Visão desta semana publica um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que alerta para "fissuras na estrutura", um documento que não afasta riscos de colapso e que, de acordo com a revista semanal, foi enviado há cerca de um mês para o Ministério das Finanças.

+ 5 coisas que não sabe sobre... a Ponte 25 de Abril

 

Publicidade
Publicidade