A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Casa Fernando Pessoa
Gabriell Vieira

Casa Fernando Pessoa começa o ano com poesia, música e histórias

Janeiro traz novidades à Casa Fernando Pessoa, inclusive um novo programa de visitas temáticas ao museu.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Os dias estão mais curtos e frios, mas ainda lá cabem muitas coisas para fazer dentro de portas. Quem o diz é a equipa da Casa Fernando Pessoa, que anuncia uma agenda recheada de Janeiro a Abril. Além de um novo programa de visitas temáticas ao museu, está previsto o regresso da música ao auditório, actividades para crianças que ainda não sabem ler mas que já gostam de livros, e o lançamento de uma série de vídeos com poetas a falarem de Pessoa e da sua escrita.

As Residências Pessoanas “Especialistas na Casa” arrancam já no próximo sábado, 22 de Janeiro, pelas 15.00. O guia será o professor e investigador Nuno Amado, que estreia a nova série de visitas temáticas ao museu, apontando o foco para os outros "eus" de Pessoa. Com uma duração de 90 minutos, o programa (8€) inclui uma conversa no auditório.

Segue-se, a 26 de Janeiro, o lançamento de “Poetas na Casa Fernando Pessoa”, um conjunto de vídeos concebidos por Raquel Marinho e transmitidos mês sim, mês não, nas redes sociais. O primeiro convidado é Miguel-Manso, poeta com treze livros publicados desde 2008 e vários textos presentes em antologias e revistas literárias, portuguesas e estrangeiras.

Já o regresso da música ao auditório está marcado para dia 28, sexta-feira, pelas 18.30. Com entrada livre, sujeita à lotação, o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa promete evocar o romantismo, um movimento artístico, político e filosófico, que surgiu na Europa nas últimas décadas do século XVIII e designa toda uma visão do mundo centrada no indivíduo – no drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo.

No dia seguinte, 29 de Janeiro, a Casa Fernando Pessoa abre portas às crianças dos três aos cinco anos, para 60 minutos (Sáb 11.00-12.00) de aventuras com bichos estranhos. A proposta é do Serviço Educativo e de Ana Sofia Nunes, mediadora de leitura, que se prepara para mostrar como as histórias às vezes trazem música dentro.

Para Fevereiro, entre debates, visitas orientadas e oficinas para crianças, destaca-se o regresso do Clube dos Poetas Vivos, a 15 de Fevereiro, e uma aula de poesia mundial, com entrada livre a 24 de Fevereiro. Em Março, não só o ritmo não abranda como se celebra o Dia Mundial da Poesia. O melhor é consultar a programação completa no site da Casa Fernando Pessoa.

+ Bairro das Colónias em vias de ser classificado pela DGPC

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana 

Últimas notícias

    Publicidade