Notícias

Casa Fernando Pessoa começa o ano com poesia, música e histórias

Janeiro traz novidades à Casa Fernando Pessoa, inclusive um novo programa de visitas temáticas ao museu.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Casa Fernando Pessoa
Gabriell Vieira
Publicidade

Os dias estão mais curtos e frios, mas ainda lá cabem muitas coisas para fazer dentro de portas. Quem o diz é a equipa da Casa Fernando Pessoa, que anuncia uma agenda recheada de Janeiro a Abril. Além de um novo programa de visitas temáticas ao museu, está previsto o regresso da música ao auditório, actividades para crianças que ainda não sabem ler mas que já gostam de livros, e o lançamento de uma série de vídeos com poetas a falarem de Pessoa e da sua escrita.

As Residências Pessoanas “Especialistas na Casa” arrancam já no próximo sábado, 22 de Janeiro, pelas 15.00. O guia será o professor e investigador Nuno Amado, que estreia a nova série de visitas temáticas ao museu, apontando o foco para os outros "eus" de Pessoa. Com uma duração de 90 minutos, o programa (8€) inclui uma conversa no auditório.

Segue-se, a 26 de Janeiro, o lançamento de “Poetas na Casa Fernando Pessoa”, um conjunto de vídeos concebidos por Raquel Marinho e transmitidos mês sim, mês não, nas redes sociais. O primeiro convidado é Miguel-Manso, poeta com treze livros publicados desde 2008 e vários textos presentes em antologias e revistas literárias, portuguesas e estrangeiras.

Já o regresso da música ao auditório está marcado para dia 28, sexta-feira, pelas 18.30. Com entrada livre, sujeita à lotação, o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa promete evocar o romantismo, um movimento artístico, político e filosófico, que surgiu na Europa nas últimas décadas do século XVIII e designa toda uma visão do mundo centrada no indivíduo – no drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo.

No dia seguinte, 29 de Janeiro, a Casa Fernando Pessoa abre portas às crianças dos três aos cinco anos, para 60 minutos (Sáb 11.00-12.00) de aventuras com bichos estranhos. A proposta é do Serviço Educativo e de Ana Sofia Nunes, mediadora de leitura, que se prepara para mostrar como as histórias às vezes trazem música dentro.

Para Fevereiro, entre debates, visitas orientadas e oficinas para crianças, destaca-se o regresso do Clube dos Poetas Vivos, a 15 de Fevereiro, e uma aula de poesia mundial, com entrada livre a 24 de Fevereiro. Em Março, não só o ritmo não abranda como se celebra o Dia Mundial da Poesia. O melhor é consultar a programação completa no site da Casa Fernando Pessoa.

+ Bairro das Colónias em vias de ser classificado pela DGPC

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana 

Últimas notícias

    Publicidade